Se você não abortou seu filho, então feliz Dia dos Pais

Imagem ilustrativa para o texto de Fabrícia Hamu sobre o Dia dos Pais
Ilustração: Elisio Hamu

*Fabrícia Hamu

Ao engravidar, algumas mulheres decidem gerar o filho no ventre por nove meses. Outras preferem não levar a gravidez adiante e consideram melhor interrompê-la. A legalização do aborto feminino foi e continua sendo tema de polêmica e comoção social. Mas existe um outro tipo de aborto, o masculino, sobre o qual quase não se fala. Homens não engravidam, mas quando optam por ignorar a existência do filho que nasce, acabam por abortá-lo em vida.

Esse aborto silencioso e cruel acontece todos os dias, sem escolher classe social, cor, raça ou credo.

E é justamente aos pais que não abortaram, que superaram qualquer barreira para manter o elo de amor e cuidado com os filhos, que o segundo domingo de agosto deve ser dedicado. Feliz Dia dos Pais para você que se separou, mas entendeu que existe somente ex-mulher, não ex-filho; para que você que passa por cima dos rancores tão comuns entre ex-casais, apenas para ficar perto da sua criança; para você que, mesmo vítima da alienação parental da mãe, que teima em queimar seu filme o tempo todo, não desiste de mostrar ao seu pequeno o cara bacana que você é.

Feliz Dia dos Pais para você que não pensava em se casar nem tinha um relacionamento sério com a sua parceira, mas quando foi pego de surpresa com a notícia da gravidez dela, não hesitou em assumir o bebê e toda a carga de responsabilidade que ele trazia; para você que, mesmo tendo sido pai à revelia, sem ser consultado, abraçou o filho que ia chegar com coragem e generosidade; para você que hoje, ao olhar para esse pequeno rosto que chora de medo ou sorri por uma bobagem, pensa como conseguiu viver tantos anos sem ele.

Meus cumprimentos para você que é casado, perdeu o emprego, a motivação e o dinheiro, mas nem por isso perdeu a vontade de dar carinho e atenção aos seus filhos; para você, que mesmo tendo a cabeça cheia de preocupações e se sentindo o mais derrotado dos seres humanos, respira fundo e não deixa de abraçar seus pequenos e dizer como eles são importantes. Feliz Dia dos Pais para você que, por tantas vezes pensou em deixar seu lar para trás, quis fugir de tudo e de todos, mas ficou, porque concluiu que não seria feliz sem a família que construiu.

É para você também, que se separou, casou de novo, tem uma nova esposa que não aceita os filhos do primeiro casamento, mas não cede à pressão de abandoná-los nem permite que eles sejam maltratados, que desejo Feliz Dia dos Pais. Ou para você, cujos filhos têm um padrasto complicado, que fica procurando formas de afastá-lo dos seus pequenos, e mesmo assim não o impede de participar da vida deles. Também para você, que mudou de cidade, estado ou país, mas não se esqueceu que o amor sobrevive com Skype e Facetime, e que muitas vezes estar perto não é físico.

Feliz Dia dos Pais para você que é casado há anos com a mesma mulher, mas não caiu na tentação de delegar a ela a criação dos filhos; que chega em casa morto, acabado do trabalho, mas encontra forças para conversar com a meninada, se interessar por eles e dividir as tarefas. Minhas felicitações para você que adoeceu e, mesmo com a saúde abalada, busca superar suas limitações para tentar ser o melhor pai que as condições atuais lhe permitem ser.

Parabéns para você cujo filho não tem orientação sexual, a profissão ou estilo de vida que você esperava, mas que o aceita como ele é, amando e apoiando incondicionalmente.

Felicito você que é pai solteiro e enfrenta os olhares desconfiados de uma sociedade machista, que pensa que criação de filhos é coisa para mulheres, e mesmo assim não cai na tentação de deixar sua mãe ou sogra se virarem nos 30 com a criança. Também cumprimento você, pai que está criando seu filho com outro pai, e o ensina todos os dias que respeito e tolerância começam em casa, e que família não é uma a mera junção de gêneros diferentes, mas de laços amor que se formam de múltiplas maneiras.

Por fim, feliz Dia dos Pais para aqueles que adotaram seus filhos; que na impossibilidade biológica de gerá-los, foram em busca de quem já estava gerado e aprenderam que pai é quem cria e ama. Parabéns a todos os envolvidos nessa desafiadora e complexa tarefa de ajudar a formar um ser humano, fazendo dele alguém digno, íntegro e ajudando-o a ser feliz. Feliz Dia dos Pais para aqueles que muitas vezes ficam com vergonha de dizer “eu te amo”, mas fazem isso com atitudes. Para aqueles que entenderam que filho é para sempre e não nasce da barriga: nasce do coração.

2 thoughts on “Se você não abortou seu filho, então feliz Dia dos Pais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *