A escolha é minha, é sua

Imagem ilustrativa para o texto de Sarah Nascimento, A escolha é minha, é sua
Foto: Pixabay

*Sarah Nascimento

Vivi a experiência de fazer meu primeiro retiro prolongado de meditação da plena atenção ou Vipassana em pleno carnaval do ano passado. Distante da folia das ruas, dediquei-me à observação do desfile de sensações, emoções e pensamentos produzidos pela mente. Vozes sobre tudo o que você possa imaginar. Foram cinco dias sem nenhuma comunicação externa, nem mesmo visual com o grupo. A única voz ouvida foi a do monge americano Ajahn Thanissaro Bhikku, o convidado de honra.

Diariamente ele nos oferecia palestras de aprofundamento da prática meditativa, além da condução da prática. Podíamos, sim, fazer perguntas, por escrito. Da caixinha de vozes em forma de bilhetes, a ele tirou a pergunta: “Como descubro minha missão de vida?”.

Sem hesitação, Ajahn Thanissaro respondeu: “A sua missão de vida é a que você quiser”.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sua resposta certeira me desconcertou. Quantas e quantas vezes meditei esperando, em meu íntimo, pela revelação da minha grande missão no mundo! Ele prosseguiu: “Você escolhe o que veio fazer e decide se dedicar a isso. E se nem mesmo sabe do que gosta, então sua missão é descobrir”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao ouvir o monge Thanissaro, compreendi que, apesar da busca por respostas, intuitivamente conduzi minha vida dessa maneira – escolhendo o que desejo ser e oferecer, dentro do que vejo como habilidade nata, meus talentos: relacionar-me, apoiar, cuidar e compartilhar.

A resposta me remeteu à frase que, por anos, tive na parede do meu escritório: “Destino é uma questão de decisão”. Anos depois, fui ouvi-la do Tony Robbins, o mais célebre dos coachs: “São suas decisões, e não suas condições, que determinam o seu destino”. Estar aqui com as meninas e você hoje nos lendo é fruto da decisão tomada pouco meses depois daquele retiro, de viver o desafio de me conectar comigo e com o mundo também pela escrita.

Decidir é o mais belo e desafiador exercício da vida de adulto! O poder pelo qual as crianças anseiam. Sinômimo de liberdade. 2019 chegou. Quais seus acordos com ele? O que decide que ele será?

A escolha é minha, é sua.


*@sarahnascimento.evolucao é uma das fundadoras do Vida de Adulto. Atualmente participa como colaboradora.

2 thoughts on “A escolha é minha, é sua

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *