Uma senhora estagiária

Juliana Ribeiro no blog Vida de Adulto
Foto: Reprodução/Warner Bros.

*Juliana G. Ribeiro

“Estude em uma faculdade que oferece cursos para profissões que não existem mais, como PIANISTA DE CINEMA MUDO e JORNALISTA”. A piada é do programa humorístico “Tá no Ar”, da Rede Globo. Eu achei graça quando assisti, mas depois senti um aperto no peito em pensar que a profissão a qual me dedico há mais de vinte anos não existe mais. Pelo menos, deixou de existir do modo tradicional que a conhecemos.

Programa Tá no Ar: assista aqui o quadro “Univintage”

Várias outras profissões passam por transformações radicais ou estão, realmente, em vias de extinção. Segundo estudo recente do instituto francês Sapiens, nos próximos anos, a revolução tecnológica vai acabar com profissões como contador, secretários de escritório, agentes de manutenção e caixas de lojas e supermercados. Estudos variados mostram que essa lista é grande e atinge vários níveis de qualificação.

Para enfrentar as mudanças do mercado de trabalho, a única opção é se atualizar e buscar áreas novas. Ótimo, não é? Infelizmente, nem sempre. Alguns adoram sair da área de conforto, mas outros sentem pavor do desconhecido. A realidade apavora porque começar a trabalhar em uma nova área significa “começar de baixo”, ganhar menos e ter que provar diariamente que você é capaz de fazer as coisas simples que no seu antigo emprego eram feitas por um recém-formado ou estagiário.

Outro desafio é ter que convencer a chefia e os novos colegas de trabalho que, apesar de não ser mais jovenzinha, você não é obsoleta e nem está velha.  É difícil, mas se essa é sua escolha, comece a ler e estudar a área. Mostre que você domina a teoria, mas busca uma oportunidade para colocar a mão na massa. Demonstre que você não quer puxar o tapete de ninguém, apesar de ter mais experiência profissional. Deixe claro que seu objetivo é aprender.

Vai parecer impossível, em alguns momentos, mas não desista. Você vai encontrar o seu lugar ao sol e aprender muito mais do que imagina. Em contrapartida, também vai compartilhar muito de sua experiência profissional e de vida com os novos colegas.

Quer se inspirar? Assista ao filme “Um senhor estagiário”, com Robert de Niro.


*@julianagribeiro.jornalista é jornalista e uma das fundadoras do Vida de Adulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *