Sim, somos lindas, obrigada

Foto: Fotografia de Luxo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*Fabrícia Hamu

“Nossa, como você está gata!”, me diz um amigo. “Que nada, são seus olhos”, respondo. “Adorei sua sapatilha, como é bonita!”, fala uma amiga. “Ah, comprei em uma promoção, não é nada chique”, justifico. “Adoro seus textos, você precisava publicar um livro logo!”, vibra minha tia. “Gentileza sua, acho que meu talento não chega a tanto”, rebato.

Qual o ponto em comum entre essas respostas? Em todas elas, não consegui receber os elogios e tentei desqualificar os pontos positivos ressaltados pelas pessoas. O mais triste é que esse não é um problema exclusivamente meu. De cada dez mulheres que conheço, apenas duas, no máximo três, conseguem ser elogiadas, acreditar no elogio e não cair na pegadinha se autodepreciar.

Temos lutado muito por mais visibilidade, respeito e reconhecimento. Entretanto, quando alcançamos tudo isso, temos dificuldade em receber. É como se não fizéssemos mais do que nossa obrigação, ao conquistarmos algo importante e sermos bonitas e interessantes, ou pior: como se fôssemos uma fraude, alguém que é elogiado por qualidades que, na verdade, não possui.

Ano passado, quando fiz a foto desse post, a fotógrafa, minha amiga, disse: “Você está muito mais bonita agora que no ensaio que fizemos há dois anos”.

Na hora, minha reação foi negar o elogio e dizer que nas fotos de 2016 eu estava mais magra e a pele parecia mais viçosa. Então ela me fez pensar: “Veja quantas dificuldades você enfrentou ao longo desses dois anos, e mesmo assim ainda consegue sorrir e se mostrar atraente. Acha pouco?”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De fato, não é pouco. É admirável. Você, assim como eu, provavelmente também vive cheia de preocupações, sofre, chora, se decepciona, cai, se esfola. E, apesar de tudo isso, encontra forças para levantar, sorrir, crescer, aprender, tentar fazer melhor, continuar amando e acreditando nas pessoas.

Assim como eu, você também merece que alguém diga que você é bonita, forte, poderosa e inteligente. Que possamos todas aprender a receber e acreditar nos elogios que ouvirmos. Porque sim, somos lindas. Obrigada.


*@fabriciahamu é jornalista e uma das fundadoras do Vida de Adulto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *