Sobre escolher quem nos escolhe

Foto: Depositphotos

Mensagens respondidas horas ou dias depois de serem visualizadas. Textos longos e profundos que provocam como reação frases monossilábicas ou meros emojis. Se você dá sinal de vida, bem. Se não dá, tanto faz. Fica claro que não somos prioridade para o outro e o melhor é colocar um fim à relação, certo? Errado.

Vivemos a cultura do desafio. Quanto mais difícil alguém é, melhor parece ser, mais valor deve ter. Portanto, obter algum simples “oi” dessa pessoa que nos trata de forma blasé, quase desinteressada, vira uma missão muito importante. Uma meta que desfoca todas as outras, porque quem se resguarda tanto, só pode ter algo muito valioso para oferecer.

Enquanto isso, aqueles que nos atendem ao primeiro toque do celular, que respondem nossas mensagem minutos depois de vê-las, que fazem questão de nos ter por perto, vão ficando para trás. De tão presentes, se tornam invisíveis. De tão acessíveis, se tornam banais. A certeza de ser querida e respeitada vira sinônimo de tédio e chatice.

Não sou diferente de você e também já caí nessa pegadinha de valorizar o passe de quem é inacessível. Demorei para perceber a tolice desse tipo de atitude e reconhecer que o maior valor que uma relação pode ter é a reciprocidade. Se alguém te escolhe como prioridade afetiva, você também deve escolher essa pessoa. Vale para familiares, amigos, namorados e maridos.

Desse jogo de mostrar quem se importa menos eu não participo mais. Troquei as provas olímpicas de salto de obstáculos, onde eu corria para chegar em primeiro lugar, pelas caminhadas leves e vagarosas, onde quero chegar junto com o outro. De preferência, de mãos dadas. Meu relacionamento agora é com ele, e não contra.

Troquei a angústia das mensagens que não chegam pela paz das respostas certas e sinceras. Deixei de lamentar ausências e passei a valorizar presenças. Hoje priorizo quem me prioriza. Se nesse mundo louco e sem garantias você faz questão de encontrar tempo e afeto para mim, pode ter certeza que também encontrarei para você. Tamo junto, parça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *