O que você faz na internet quando ninguém te vê?


Foto: Arquivo pessoal

Esta semana me perguntaram quais influenciadores digitais eu acompanho regularmente. Uma resposta simples, mas tive que parar para pensar. Queria dizer que adoro Galãs Feios, Morri de Sunga Branca e blogs de política “esquerdista”, mas recuei.

E se a pessoa pensasse que sou fútil ou comunista e só uso a internet para coisas banais ou radicais, não aproveitando as informações úteis da rede? Então listei dois sites de notícias e um de entretenimento, que também acesso diariamente e são mais “normais”.

Mas por que minha preocupação em disfarçar minha lista de influenciadores digitais preferidos? É que, assim como a lista de livros que leio, os sites e influenciadores que sigo mostram um pouco de meus hábitos e da minha personalidade. Se for no ambiente de trabalho, por exemplo, talvez não seja interessante me desnudar naquele momento.

Enquanto minha lista de livros é off-line e mostrada para quem eu quero, meus rastros digitais, porém, são praticamente públicos e não podem ser escondidos. Não há privacidade e, por isso, cada dia mais é preciso tomar cuidado.

Esta semana li no El Pais a notícia de que o Google mantinha, há anos, um serviço de escuta e transcrição de conversas de pessoas aleatórias com o objetivo de entender melhor o que os usuários dizem e, assim, “melhorar o funcionamento de seu assistente virtual”. A “espionagem” era feita em diferentes idiomas, incluindo o português.

A empresa disse que cancelou o serviço, mas admitiu que escutava 0,2% de todos os áudios do mundo. O escândalo foi denunciado por uma rede de televisão belga, em junho deste ano, que divulgou gravações feitas pelo Google. Entre os áudios estão: “Notícias sobre o caso Neymar”, “Chego em cinco minutos. Me espere que estou a caminho”, “Desculpe querida. Não posso falar mais porque minha mulher chegou em casa”.

Depois de ler isso, pensei que talvez não seja tão ruim descobrirem minhas buscas na internet. Coisas do tipo: “Receita de Margarita”, “Shakira altura” ou “Paola Oliveira medidas”.

E você, o que faz na internet quando ninguém te vê?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *