Carta axs amigxs …

Blog Vida de Adulto_Carla Caroline
Foto: Arquivo pessoal

*Carla Caroline

Olá… Bom dia, boa tarde ou boa noite! Tudo bem?

Não sei em qual horário você terá a oportunidade de sentar-se confortavelmente ou até em meio a correria do cotidiano para ler minha carta. Há tempos queria escrever-te e falar um pouquinho sobre minha negritude. Creio que minha função, como amiga, é contribuir para a sua compreensão em relação a alguns assuntos.

Sabe, amigx, quando as suas mãos tocam os seus fios e a frase: “Meu cabelo está tão ruim. Parece ‘bombril’” ou que você questiona meu corte, meu crespo ou meu alisamento, minha mente vai lá para a infância e volta aos anos em que meus fios eram motivo de piada e que escondê-los era a melhor solução. Dói!

Ah… mesmo se o seu tataravô, bisavô, avô tem ou tinha a pele escura, você, com a cútis clara, não é e jamais saberá o quão duro é ser negrx nesse mundo louco. Não, não é bacana ficar citando a sua ancestralidade para parecer cool e menos preconceituosx. O motivo? Ouvir: “Aqui dentro tem sangue negrx. Sou brancx só por fora”, causa certa repulsa. Acredita que o pai do meu pai é tão claro quanto o leite, tem origem alemã e nem por isso passo a vida alertando isso?

Te amo tanto. Tanto, que me pergunto sobre as causas que deixam a sua boca citar frases como: “A coisa está preta”; “Ainnn… sou brancx e sofro racismo, também. Sempre me chamam de ‘branquelx azedx’”; “Você sabia que é tudo coisa da sua cabeça, né? Não é racismo e outra, negrxs são os mais preconceituosxs”… e por aí vai. Felizmente, o racismo reverso não existe e ter amigxs negrxs não é sinônimo de ser menos racista.

Amigx, gostaria que por um segundo, em um lugar bacana, no shopping, no seu ambiente de trabalho ou entre os seus colegxs, você parasse e olhasse no entorno. Quantos de nós, pretxs, estamos aí, em posição de igualdade. Elimine o pessoal da segurança, da limpeza e dos cargos inferiores ao seu. Observou? Agora me conte como foi a sua experiência!

Espero que tenha compreendido e que a nossa amizade se fortaleça. Estou aqui para mostrar a minha realidade e entender a sua. Assim, seguiremos juntos em uma sociedade melhor e mais igualitária.

Te amo.
Até breve!

*Carla Caroline escreve aos domingos, a cada 15 dias. Quer saber mais sobre ela? Leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *