Turismo fake

Juliana Ribeiro em Machu Picchu
Em Machu Picchu, montanha Wayna Picchu ao fundo (Foto: Arquivo pessoal)

Finalmente, eu estava em Machu Pichu. Depois de horas de caminhada montanha acima, descemos e sentamos na grama em frente à Montanha Wayna Picchu. Prestei atenção nos turistas e foi quando notei algo curioso. Muitas pessoas estavam pulando de costas para a montanha, sozinhas ou em grupo. Pulavam mais de uma vez. Levei uns segundos para perceber que estavam posando para fotos. Ah, tá! Mas achei estranho.

Depois, percebi que esse é um tipo de foto normal hoje em dia para passar a impressão de que a pessoa está voando, mas continuo resistindo porque cheguei à conclusão que não gosto de poses engraçadinhas. Por isso, não faria a famosa foto “segurando” a Torre de Pisa. Porém, sou humana e não vou resistir ao Salar de Uyuni, na Bolívia. Quero ser fotografada atrás do dinossauro miniatura (que parecerá gigante) e caminhando no céu (com as nuvens refletindo no chão).

Salar de Uyuni, Bolívia (Foto: Visual Hunt/Bernhard Huber)
Salar de Uyuni, Bolívia (Foto: Tatiane Ribeiro)

Vou aderir ao “turismo fake”. Li a expressão um dia desses e parei para entender o significado. Pensei que seria para explicar quando a pessoa inventa uma viagem, mas não. Descobri que o termo está sendo usado para fotos manipuladas com o objetivo de deixar lugares mais bonitos, ou seja, instagramáveis.

A matéria da BBC era sobre o Templo Pura Lempuyang, Bali (Indonésia). Fotos do local, com os Portões do Céu refletidos no espelho d’água invadiram o Istagram, mas não existe água no local e isso tem frustrado muitos turistas. O efeito é conseguido por um espelho colocado em baixo da máquina fotográfica. Mesmo assim, as pessoas chegam a ficar três horas na fila para fazer a foto.

Templo Pura Lempuyang, em Bali, Indonésia (Foto: Unsplash)

Na Rússia, outro lugar instagramável que tem atraído curtidas e turistas é o lago com águas azuis e brilhantes conhecido como Maldivas Siberianas, que fica na cidade de Novosibirsk (Sibéria). O problema é que o lago paradisíaco é uma barragem de rejeitos tóxicos da usina termoelétrica da região e, apesar disso, mais e mais turistas visitam o local sem se preocupar com os riscos.

Haja criatividade e loucura para sair bem na foto. Ainda assim, vou continuar com minhas poses básicas e abrir uma exceção para o dinossauro. E você, qual a sua foto mais fake?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *