Deixo partir, deixar chegar

Foto: Depositphotos

Escrever sobre amigos não é tão simples pra mim. Já sofri por amizades desfeitas e turmas divididas. Foi na marra que aprendi que a vida tem ciclos. É difícil entender a trama enquanto ela está sendo costurada, mas o desenho desse bordado vai tomando forma com o passar do tempo. Por isso, hoje sei que deixar partir é tão importante quanto deixar chegar.

Quando digo isso pra uma amiga que amo muito, ela me devolve com olhos de despedida:

Mas o nosso ciclo nunca vai acabar, né?

Vem um aperto no peito. Não digo, mas penso:

Não sei. Mas e se acabar?

O que ela já deixou na minha vida, mesmo que ela parta, vai ficar.

Tenho histórias mal resolvidas, mas que talvez não caiba mais nessa vida resolver. O bordado que desenho não é perfeito, nem foi feito pra ser. Magoei amigos e fui magoada. Separei e fui separada. Hoje só agradeço por terem passado pela minha vida, deixado marcas importantes e as fotos continuam no álbum pra me lembrar disso. Mas era necessário que partissem. Mudou rota, me fez amadurecer. Um ciclo se completa para que outro possa vir.

Tenho histórias que se resolveram. Pessoas que tinham tanto a me ensinar sobre mim mesma que fiz o resgate da relação com paciência. A sensação que tenho é de que, em cada fase da minha vida, precisei estar com os amigos que estava. Eles me deram o suporte para o que eu precisava viver naquele momento.

Tenho histórias que pemanecem em contagem de décadas. São poucas, mas existem. Nem são amigos, são irmãos de alma que posso chamar quando ninguém mais atende.

E deixo que histórias continuem chegando. Nunca imaginei que, neste segundo tempo, fosse encontrar pessoas e que, com elas, fizesse trocas tão intensas de vida. Encontros que mais parecem reencontros. Pois novos amigos são possíveis a qualquer momento. E vou querê-los tão bem que é inevitável torcer para fiquem até o fim.

Confio que nunca estarei completamente só pra atravessar minha ponte. Confio que, quando estiver no fim da travessia, quase do outro lado, ainda verei alguém que me acompanhou em algum momento dessa jornada. Ou pode ser um anjo pra me levar de volta para o lugar de onde vim e me mostrar a beleza do bordado terminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *