O conselho que te faz mal

Foto: Eduardo Davad/Pixabay

Comentei com uma colega de trabalho que ia desistir de uma viagem porque precisaria faltar ao trabalho na sexta-feira. Imediatamente, ela me incentivou: “Peça um dia de folga. Vai que você consegue!”. Segui o conselho. Viajei e agradeci por ela ter me incentivado.

Na segunda-feira, minha chefe contou que a colega “motivada” e mais três pessoas tinham apresentado um projeto inovador para o diretor. Se prosperasse, acabaria com o contrato que mantinha o cargo dela, o meu e o de outra funcionária. Detalhe: a reunião tinha sido pedida no dia que eu estava de folga. O contrato continuou, mas minha confiança nessas pessoas acabou totalmente.

Situação parecida aconteceu anos depois. Eu era nova na empresa e fui participar de um evento. Ao final, lamentei com uma colega o fato de ter esquecido meu remédio contra a rinite. Como estávamos perto da minha casa, ela perguntou: “Por que você não passa lá antes de voltar?” Respondi que não era urgente. Meu telefone tocou e seguimos em direção ao carro que nos levaria de volta.

Enquanto conversava, percebi que ela pediu para o motorista passar na minha casa. Ele falou alguma coisa, mas ela respondeu que “a Juliana Ribeiro, do cargo tal”, estava perguntando. Vi que ele mudou o caminho. Eu disse que não precisavam se preocupar, mas ela insistiu e concordei. Fui em casa, peguei o remédio e voltamos ao trabalho.

Só percebi a gravidade do que tinha feito quando outro colega falou de uma pessoa que tinha sido advertida por usar o carro da empresa em benefício próprio. Senti que era um alerta. Me perguntei por que a menina que trabalhava há anos na empresa me incentivou a fazer algo que, ela sabia, poderia me causar problemas?

Não demorei a ter respostas. Eu era o alvo do momento, mas ela tinha histórico de tentar causar constrangimentos para os colegas. Fiquei atenta e nunca mais passei por situações como essa em nenhum local.

Me tornei incrédula, mas tento evitar a descrença lembrando que também há pessoas boas no ambiente de trabalho. A prova são os amigos que ainda fazem parte da minha vida e me incentivam de verdade. Adoro vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *