Frango frito, pequi e Amazônia

Foto: Arquivo pessoal

*Juliana Ribeiro

Lembra dos personagens de desenho animado que quando sentem o cheiro de comida voam em direção a uma nuvenzinha? Cresci assistindo a desenhos como esses e, até hoje, essa é a imagem que me vem à cabeça quando sinto um aroma que traz boas lembranças – comida, perfume, mato, terra molhada. Incrível como o cheiro que remete a boas memórias nos faz voar em pensamento.

É como se alguém querido chegasse de repente e me desse um abraço bem apertado ou um sorriso bem sincero, olhando nos meus olhos. É tudo muito rápido, mas é muito bom. Muitas vezes, nem percebo isso conscientemente. Só depois, na hora do banho ou deitada na cama, quase dormindo, vou entender e me lembrar por que me senti tão bem naquele momento.

Sempre fui muito sensível a aromas e sons (músicas me fazem “viajar”), mas nos últimos tempos comecei a perceber o quanto as imagens também me afetam.

Há uns dias, ganhei um bombom da Amazônia, desses que os turistas compram para dar de presente. Um objeto trivial, mas quando olhei a embalagem com o cocar vermelho me transportei, por um segundo, para a época que viajava a trabalho para Manaus e, na volta, fazia questão de comprar pacotes desses bombons para presentear.

Dos vários lugares que conheci, Manaus está entre os que mais me marcaram e a imagem da embalagem do bombom me trouxe, em um segundo, um mundo de lembranças boas. Lembranças de pessoas incríveis que encontrei nessa época da minha vida, experiências que vivi e novos sabores, aromas e palavras.

Lembranças do que senti quando vi a Amazônia pela primeira vez.

Aquele mundo verde a perder de vista que me fez imaginar que chegava a outro planeta, tamanho o meu desconhecimento a respeito da região. Tudo isso em um único segundo. Como é possível? Não sei explicar, apenas sentir.

Sentir conforto com sabores, aromas e músicas que me trazem boas lembranças. Sentir que frango frito e pequi têm cheiro de casa, reunião de família e almoço de domingo. Basta fechar os olhos e voar na imaginação.

É assim que eu faço. E você, qual sabor, aroma ou música te faz voar?

Foto: Divulgação

*@julianaribeiro_blog é uma das fundadoras do Vida de Adulto. Escreve às quartas-feiras, duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *