Quantos anos você tem?

Foto: Arquivo pessoal

*Caroline Guedes

Essa pergunta sempre teve contornos de questionamentos na minha vida. Começou na minha gestação, quando mamis sofreu olhares reprovadores por ser uma quarentona grávida pela sétima vez.

Quando criança a pergunta recorrente de se ela era minha avó me deixavam absolutamente irritada. Ela é minha MÃE. O tom era esse mesmo de resposta em caps lock, pois a consideravam velha para ter uma criança pequena.

Passei a frequentar igreja evangélica onde comecei a perceber que a idade feminina era um tabu. Aos 18, ouvi a frase adorável de que tinha que ter cuidado para não ficar passada. Tempos depois fui a um casamento em que novamente a idade feminina tomava conta dos buxixos. Ela é dez anos mais velha que ele!

Um dia em discussões pouco profícuas a respeito das limitações que teoricamente a biologia impõe à mulher, ouvi a ordem materna dessa vez não em Caps lock: “A partir de hoje não fale sua idade a ninguém!”

Venho fazendo isso e observo as consequências que isso toma na minha vida. Profissionalmente, como não sabem minha idade, muitas vezes percebi olhares de insegurança quanto as minhas opiniões durante esses dez anos de trabalho. Hoje já melhorou muito.

Costumo combater as amigas que se limitam colocando a culpa na idade. Você pode tudooo!! Idade é só para efeitos legais e recomendo você usar para ter uma vida legal.

Há dois meses, fui ao ‘Rock in Rio’ e fiz 15 anos. Fui uma adolescente pulando no show do Alok. Sabia as músicas da Bebe Rexha. Rebolei no Palco Favela. E dancei uma valsa andando de Roda Gigante do Rock in Rio.

Aí eu te pergunto, que idade você quer ter hoje para se permitir viver plenamente?

*Caroline é uma apaixonada pela vida, astrologia, viagens, autoconhecimento, mas com paciência em edição limitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *