O Natal em nós
*Heloisa Oliveira
O tempo passa, não somos mais aquela criança encantada com a magia da noite de Natal. Quem já ouviu isso? Na nossa lembrança. todo encanto daqueles dias onde tudo era preparado em casa e com esmero, a família reunida, a oração da meia-noite feita apela vovó, os presentes, o Papai Noel.
Participávamos quando crianças com nossa alegria, tentando ajudar, impregnando nossos corações com aquele clima natalino. A grande honra? Colocar a estrela no alto da árvore e deitar o Menino no berço do presépio e aceder a velinha branca na noite de Natal.
Quando tive minha filha, quis passar a ela todo esse ritual, essa emoção e magia de Natal. A cada ano, montávamos a árvore, muitas coisas trazidas e feitas por nós, sempre com todo carinho e cuidado. Ela vivenciou isso muito e hoje a vejo na noite de Natal, mesmo adulta, com o primo replicando o encanto.
Com o que preenchemos nossos corações e os corações de nossos filhos e pessoas queridas? O Natal é uma grande oportunidade de ter, que seja numa noite, todo amor e paz. Já chegaram na janela na noite de Natal e olharam? Tem comemorações em todas as casas, casinhas e casarões. Todos comemoram, a maioria sem tanta consciência dessa grande festa cósmica que é o Natal.
Oportunidade de recarregar nossos corações com o bem do mundo, com esperança e muito amor. Oportunidade de preencher os corações dos pequeninos de magia e esperança, de fé.
Vão dizer que é mentira, que Papai Noel não existe, que é farsa consumista o Natal. Vou responder que depende do que existe em cada um pois só podemos transmitir aquilo que vemos e temos em nós. Se vemos o Natal como uma noite de amor sagrado pela humanidade, é isso que transmitimos, a veneração, a bondade do Papai Noel. Ele existirá sempre na emoção, no coração, na fraternidade, o dar a todos como simbologia.
É a oportunidade de sentir sem racionalizar, viver o encanto a cada ano e renovar forças de fé, amor e esperança em nós mesmos. Acho que esse é o grande presente que o Menino Jesus traz pra humanidade, a magia dessa noite sagrada, o amor incondicional para todos – os presentes de Noel no coração de cada criança, de cada um de todos nós.
Feliz Natal!
*Heloisa Oliveira é médica com formação em medicina antroposófica, aconselhadora biográfica, sócia do Ciclos da Vida Trabalhos Biográficos, coordenadora da TRINUS Formação Biográfica do Rio de Janeiro. Atende em seu consultório no Rio de Janeiro.