Viva uma Vida Apaixonada

Foto: Arquivo pessoal

*Ana Rita Carvalho

Esse talvez seja um dos mais importantes convites que recebemos em algum momento da nossa trajetória de vida e que nos impulsiona a seguir com paixão e vocação. Enquanto escrevo esse texto, olho retrospectivamente para a minha vida.

Vejo claramente os meus 20, 30, 40, 50 e agora 60 anos. Uau! A vida nem sempre foi fácil. Pelo contrário, foram muitos os desafios que, às vezes, pareciam tão grandes ao ponto de pensar que não conseguiria vencê-los.

Mas os apaixonados não desistem, sentem-se estimulados e encontram energia para seguir, independente da idade ou da dificuldade. Viver 60 ou mais anos é um presente. Quando chegamos nessa fase, os scripts da primeira metade da vida já foram cumpridos. Foram atendidas as demandas que roubavam o nosso tempo e drenavam a nossa energia.

Os 50, 60+ anos costumam chegar acompanhados por eventos nem sempre fáceis como a aposentadoria, o ninho vazio, a partida dos pais ou o divórcio. Nessa fase, o convite ‘apaixone-se pela vida’ faz-se mais imperioso que nunca.

O tempo passa a ser um valor muito precioso e queremos gastá-lo apenas com o que nos dá prazer e alegria, que acrescente e contribua para que vivamos uma vida com plenitude e significado.
 
Os longos anos que trabalhei com desenvolvimento de pessoas e preparação para a aposentadoria, além da minha própria experiência de vida, me permitem validar o que, há muito, teorias e estudos revelam: na segunda metade da vida precisamos dar ouvidos ao nosso chamado interno, à nossa real vocação e priorizar o que é importante, o que dá significado à nossa existência e nos faz seres apaixonados pela vida.
 
Na maturidade, ganhamos a oportunidade do reencontro com o que deixamos para trás. É tempo para (re)encontrar o que faz os nossos olhos brilharem, coisas que fazemos com alegria e sem ver as horas passarem. Fazendo isso, estamos atendendo à nossa vocação, que nos coloca em perspectiva para viver uma vida apaixonada.

*Ana Rita Carvalho é mineira, aposentada, casada, mãe e avó. Reside em Brasília onde construiu sua carreira como assistente social no serviço público. É especialista em Psicogerontologia e autora da página @viva60mais no Instagram e Blog do mesmo nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *