Feliz Ano Novo
Dizem que o ano novo brasileiro começa depois do Carnaval. Ditado popular ou não, a verdade é que isso parece dar um conforto quando janeiro chega e todos os planos e as expectativas do Réveillon caem por terra.
Se ninguém ligou chamando para uma entrevista de emprego, a pessoa “especial” não apareceu ou os boletos continuam sendo maiores que o salário, apesar de todos os esforços para ganhar mais, tenha calma.
Vamos nos apegar à expectativa de que o ditado popular é um pouco verdadeiro e que, realmente, muitas empresas e pessoas esperam esse início de ano informal para tomar decisões e definir mudanças. Se acredita nisso, então esteja atento porque a hora é agora.
Feliz Ano Novo! Acabou o Carnaval e o ano finalmente começou no Brasil. Na teoria, o que está emperrando deve começar a andar e, agora, começa a contagem regressiva para 2021.
Se ainda assim o que você espera não acontecer, lembre-se que sempre há um início de ano sendo comemorado em algum lugar do planeta, de acordo com a religião ou cultura de cada povo.
Veja algumas dessas datas em 2020:
- Os iranianos comemoram o Ano Novo Persa por volta do dia 20 de março.
- O Ano Novo Astrológico começa dia 21 de março.
- O Ano Novo Islâmico será em 31 de agosto.
- As comemorações do Calendário Hindu são diferentes dependendo da região, podendo ser dias 1 de março, 14 de abril ou 1 de outubro.
- Em Bali (também Calendário Hindu), o ano novo chegará em 25 de março.
- O Ano Novo Judaico vai acontecer no fim de setembro.
- Para os praticantes da Wicca, o ano novo começa em 31 de outubro.
- No Calendário Chinês, a virada de ano foi dia 25 de janeiro.
- Na Umbanda, o ano novo começou em 1 de janeiro.
Sempre que leio algo sobre diferenças entre culturas e religiões, paro para pensar no quanto perdemos tempo com regras oficiais. Se as visões de mundo são tão distintas por que preciso esperar o Réveillon e a Quarta-feira de Cinzas para fazer algo? Sempre é hora de mudar o que é ruim e correr atrás de coisas boas. Vamos? Feliz Ano Novo!