Amor em tempos de dor

Lívia Alarcão no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Lívia Alarcão

Sou uma pessoa de sorte. Sorte por ter recebido lindos ensinamentos dos meus pais desde muito pequena e mais sorte ainda por agora poder passá-los aos meus filhos.

Era um sábado. Eu tinha uns sete anos de idade quando meu pai apareceu em nossa casa na hora do almoço com duas crianças que estavam pedindo comida nas ruas. Elas foram convidadas a se sentarem à mesa conosco e tivemos um almoço em família bem diferente.

Naquela ocasião, senti um desconforto pois era algo tão estranho e muito fora da nossa realidade. E era isso que meu pai queria nos mostrar. Que somos iguais, mas que temos que buscar por essa igualdade através da gentileza.

Meu pai continuou com suas lindas ações do bem, trazendo grandes ensinamentos e exemplos para a nossa família.

Com ele, aprendi que fazer o bem aos mais necessitados fazia, na verdade, um bem imenso a nós mesmos.

Entendi que o sentimento que nos leva a fazer caridade é algo que aprendemos e que devemos nutrir, pois a realidade do nosso país é capaz de nos cegar e fazer com que achemos que somos únicos e que estamos muito bem onde estamos, sem a necessidade de olhar para o outro.

Desde pequena, tive que me contentar por ser sempre “a filha do Yvens” nos trabalhos assistenciais. Contudo, esse nome foi marcado no meu coração e aprendi com amor e muito trabalho o que é ser uma pessoa caridosa.

Com o isolamento causado pela Pandemia, senti a necessidade de colocar em prática todos esses ensinamentos que estavam meio apagados por mim pelo tempo. Assim, iniciei uma campanha de arrecadação de alimentos a pessoas carentes e que sofrerão ainda mais com todo esse processo.

E o que me trouxe? Além, é claro, de ultrapassar as metas das doações, me trouxe alegria, palavras de força, acolhimento e amor de todos que estão se engajando. Parabéns a todos aqueles que conseguem ressignificar o momento de dor em gesto de amor. Agradeço aos meus queridos pais.
Lívia Alarcão, a filha do Yvens e a mãe do Henrique e do Theo.

*@liviaalarcaopsicanalise, 39 anos, brasiliense, advogada, psicanalista, estudante de psicologia, mãe de dois meninos e cheia de energia para o bem e pelo bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *