Poções mágicas de palavras

Carla Sousa no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Carla Sousa

“A alegria, assim como a tristeza, sempre encontra livre o caminho de partida. O dia de ontem talvez não venha a ser como o amanhã. Nada permanece exceto a inconstância.”

Essa frase foi a dose que eu precisava para criar forças num momento difícil. Foi caminhando pelas florestas ao lado do solitário Frankenstein que eu pude atravessar uma fase conturbada.

Choramos juntos o abandono e o medo do mundo. E nessa jornada esbarrei na tal frase que compartilhei no início do texto. Essas palavras escritas há mais de 200 anos serviram como o fôlego que eu precisava para seguir. E eu segui. A vida seguiu. E a dor que eu achava que nunca ia ter fim, findou.

O clássico Frankenstein escrito por Mary Shelley foi um dos livros que me ajudaram a viver.

Além deste, trago comigo uma coleção de obras que, por vezes, serviram como cola para juntar os pedacinhos noutras me desmontaram por completo me obrigando a ver a vida por outros ângulos.

Eu sempre tive a certeza de que os livros eram muito mais do que um amontoado de palavras impressas no papel. Sempre soube que havia magia dentro daquele objeto que se abre e, por vezes, nos abre ao simples toque. E a vida, como num passe de mágica, me apresentou uma área chamada Biblioterapia. Nesse encontro a magia se revelou para mim. Hoje sou especialista em Biblioterapia. Cuido das pessoas com poções mágicas de palavras.

Na minha estante-caldeirão guardo livros que já me encantaram. Livros que me abriram para o amor. Livros que curaram feridas antigas. Livros que aqueceram noites frias. Livros que despertaram partes adormecidas. Livros que me afagaram e afogaram mágoas.

Livros que apedrejaram certezas. Livros que abriram horizontes. Livros que fizeram brotar cachoeiras no deserto da minha alma. Cada um, ao seu modo, segue me ajudando a viver. E eu sigo acreditando nas pequenas bruxarias diárias que acontecem quando, ao simples toque, abrimos esses objetos encantados.


*@carla.sousa.s  é apaixonada pela literatura e acredita no poder das histórias. É especialista em Biblioterapia e ministra cursos, oficinas e palestras com foco no potencial terapêutico da literatura. É a idealizadora da página @dosesdebiblioterapia no Facebook e Instagram e do Curso Online Desvendando a Biblioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *