Admirar alimenta o amor

Maurício Junior no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Maurício Junior

Não é à toa que admiração é um substantivo feminino, que significa “disposição emocional que traduz respeito, consideração, veneração”. Pois esse ato foi concebido pensando na minha linda @vivipimentel.

Ao contrário do amor, que é abnegado, dadivoso e não pede nada em troca, a admiração é …digamos… menos altruísta. Isso porque o objeto da admiração precisa ter algo a ser venerado. O respeito não vem do nada, não cresce no vazio. O ser ou o objeto admirado precisa inspirar e constantemente renovar-se como alvo do desejo, do respeito e da consideração. Nossa! Que responsabilidade.

Refleti esses dias sobre a importância da admiração nos relacionamentos e como esse sentimento aprofunda e renova o amor. Diria até que admirar o outro faz com que a gente se “re-apaixone” e novamente queira estar mais perto da pessoa que se mostra digna de ser venerada.

Sem admiração o amor corre o risco de cair na monotonia dos dias repetitivos e perde um alimento essencial para manter-se vívido.

Ou seja, namore (ou case) com alguém que desperte admiração em você e você terá um amor mais renovado no tempo, mais sólido até, ouso dizer.

Tudo isso… pra dizer: “Eu admiro minha esposa.” Que em tempos de pandemia, mais uma vez se renovou e, como a minha mulher maravilha, foi lutar na linha de frente dessa guerra, lidando inclusive com o item mais importante: o respirador artificial.

Por isso, no lugar dela, onde ela encosta a cabeça à noite – quanto está em casa – fiz essa homenagem!


*@mauricio_ideias, jornalista, pai de Clarice, Helena e Rodrigo. É vice-presidente da agência Santafé Ideias, com 26 anos de existência e especializada em gestão de imagem, crise e relacionamento com a mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *