Olhar de um confinado

*Rimene Amaral

A primeira vez que entrei num estúdio de TV passei a ver o que é produzido com um olhar diferente. Ângulos de câmeras, marcação, trilha e detalhes que me fizeram enxergar tudo como uma orquestra. Então, já imaginei o contrário e me vi como personagem de seriado, com crises de ansiedade ao assistir a mais de um capítulo na sequência. No dia a dia, me imaginava dentro da cena ou rindo dela, como se os personagens fossem amigos íntimos.

De repente, me vejo vivendo num seriado desses: longo, repetitivo, roteiro pesado, filtros depressivos e trilha sonora que beira o pulo no abismo. Uma interpretação dos personagens que mexe com a emoção de qualquer ser humano minimamente equilibrado. E equilíbrio é o segredo.

No confinamento, então, é a base da sanidade.

Atrás deste simples e didático equilíbrio, fui explorar tudo que pudesse se tornar roteiro, com uma melancolia dramática, solitária e estática, como os tempos em que vivemos. Fui desbravar os cantos da casa e capturar imagens que expressassem mais que foto, mas uma poesia bucólica, simples, porém, graúda. Uma poesia silenciosa, confinada em pixels, que alcança o mundo inteiro e, sabe-se lá, até outras galáxias. Quem ousa dizer o contrário?

Esse garimpo feito pelos olhos para registrar as imagens me aguçou a vontade de mostrá-las, porque elas provocam algo. As imagens têm uma personalidade que, abusivamente, escancara a poesia apresentada nelas. Algumas trazem versos declamados em gritos mudos que incomodam, mas mostram beleza – que, se me permite a modéstia, também traz felicidade.

As imagens que você vê foram feitas no quintal de casa – meu refúgio, entre as 10 e 19 horas – e fazem parte da exposição virtual “Olhar de um confinado”.

Tudo executado por um iPhone. Espero que possam enxergar as fotos como itens além de arte. Me disseram que elas podem ser terapia. Se uma obra minha tiver o poder de emocionar alguém, já me dou por satisfeito.


*@rimene  é jornalista, fotógrafo e o acervo completo de sua exposição virtual “Olhar de um confinado” pode ser conferido por meio do site olhar-de-um-confinado.webnode.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *