Apagando o passado

Luisa Cisterna no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Luisa Cisterna

É certo que o passado nos ensina. É também certo que o passado nos molda. O passado, porém, precisa ser apagado. Não no sentido de esquecimento, mas como a constatação de que ele não volta.

Portanto, não devemos sequer tentar recriá-lo. Peguei-me olhando para esse pôr-do-sol de início de inverno na minha região no Oeste do Canadá. Como se um raio tivesse caído na minha cabeça, tive o repentino entendimento de que, enquanto deixar pedaços de mim no passado, o presente e o futuro não serão vividos com a intensidade das cores que esse pôr-do-sol derramou na paisagem.

Assim, quero a explosão de cores do sol poente nas nuvens geladas, as montanhas cobertas de neve no horizonte. Lembro-me de Machado de Assis, que disse: “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa em que o destino, para escrever outro caso, precisa apagar o caso escrito.” Meu coração de escritora recebe o que o escritor maior deixou de legado nessa mensagem.


*@luisacisterna_ , natural do Brasil, é apaixonada por seu país de adoção, o Canadá. Sua criatividade é ativada quando explora as belezas naturais do seu ‘quintal’: as Montanhas Rochosas e as maravilhas da Colúmbia Britânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *