Revisitei meus fracassos e decidi ressignificá-los

Caroline Guedes no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Caroline Guedes

Sou um apanhado de fracassos, mas agora com nova leitura a partir de sessões de terapia e aos insights pandêmicos. Afinal, o que é fracasso? Não fiz o curso dos meus sonhos. Não passei no concurso desejado. Não fui atleta, embora amasse jogar. Não tenho corpão das revistas nem com Photoshop. Não fiz balé e não sei dançar.

Que mais? Ah! Não casei com o namoradinho rico. Não tenho filhos. Não tenho amigos desde o prezinho. Não fui pra Disney ao contrário das colegas de época de colégio. Moro numa cidade onde não era minha vontade. Abandonei amores possíveis em nome da religião. Nunca recebi flores. Nunca ouvi um eu te amo.

Diante disso, o que me fez ressignificar? A seguinte pergunta: de quem eram essas metas de vida? Pois é, não sei… Comecei a questionar a perspectiva de fracasso a partir da percepção de que os desejos da vida são temporários e não podem definir o que chamamos de sucesso ou fracasso. Até porque esses desejos dos quais estou falando que fracassei não são mais meus. E, de verdade, foram desejados em épocas em que eu não me conhecia e nem buscava me conhecer.

O fato é que hoje sou grata pelo que tenho, ainda que não fosse o planejado. Os percursos que tracei me fizeram chegar onde estou, mas o caminho poderia ter sido mais curto e feliz se alguém tivesse feito uma pequena intervenção: “É isso mesmo que você anseia?”

Nunca teria me sentido fracassada se tivesse desde o início da jornada pensado em quais eram minhas reais vontades.

Sou feliz com a profissão que tenho. Morar onde moro me trouxe amigos queridos e me abriu portas para praticar autoconhecimento. Descobri novos amores que me ajudaram a emergir a verdade da alma. Mais importante, descobri que não existem fracassos e que, para chegar ao verdadeiro caminho, é preciso dar um doble check nos desejos e saber se são mesmo nossos ou das projeções que criamos como ideal de aceitação social.

Ainda penso que cada caminho é feito de escolhas diárias e que muitas vezes é melhor quebrar para se refazer. Recomeçar é o momento do saber quem sou e para onde quero ir (ou ficar).


*@carolineguedes52 é uma apaixonada pela vida, astrologia, viagens, autoconhecimento, mas com paciência em edição limitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *