Alegrias despercebidas

Foto: Arquivo pessoal

*Shirlei Pinheiro

Hoje acordei com vontade de escrever sobre felicidade. Afinal, o que é felicidade? No dicionário temos a seguinte definição: “Substantivo feminino, sensação real de satisfação plena; estado de contentamento; de satisfação; condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente, estado de quem tem boa sorte.”

Desde pequenos, somos ensinados a correr atrás da nossa felicidade pois só assim seremos pessoas realizadas, mas será que felicidade é igual para todos? Será que o que é para uns é para outros? Ter um emprego dos sonhos, dinheiro no banco, uma família de comercial de margarina, saúde… Tudo isso é ótimo, claro!

Mas e os pequenos momentos? A simplicidade?

A pipoca embaixo do edredom, o bolo saindo do forno, o abraço no amigo que não se via há um tempo, a boa nota na prova, uma viagem simples com amigos, o dinheiro esquecido no bolso da calça… Enfim, as alegrias despercebidas.

Talvez pela nossa correria da vida nem notamos ou não damos valor a esses pequenos detalhes, a nossa busca pela grande felicidade não nos deixa perceber.

Curioso é que, em tempos de pandemia, em que nossas vidas pararam por um momento, fomos “forçados” a ver e valorizar tudo isso, demos uma pausa nos planos de felicidade e enxergamos as pequenas alegrias, se isso fosse um hábito, seríamos felizes todos os dias.


*@shirleipinheiro é cronista, poetisa, participa de coletâneas e revistas literárias, criadora do Jornal online Escritores da Serra, é imortal ocupante da cadeira 208 da Academia Internacional Mulheres das Letras – @academia.mulheresdasletras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *