A maior história de amor

Sarah Nascimento no blog Vida de Adulto
Foto: Pixabay

*Sarah Nascimento

— Idiota! Você é uma idiota!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acordo assustada. Não, não era um sonho. Era o meu vizinho da frente gritando, logo cedo, com a mulher. No dia seguinte, ele a esbofeteia na porta da casa para qualquer um ver. Um dia depois, uma vizinha os viu chegarem felizes, como se nada tivesse acontecido…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
— Como assim?!, pergunto-me tão indignada, talvez como você agora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Semanas antes, visito uma tia amada. Ela me conta da vida feliz como aposentada e separada, livre. Ela lamenta, porém, a situação de amigas que, mesmo sendo as mantenedoras da casa, não decidem nem mesmo uma ida ao cinema ou fazer gastos sem o consentimento do marido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
— Como assim?!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outra colega me conta, essa semana, que só bate no marido quando ele bate nela… Como assim?!!! Como essas mulheres seguem nesses relacionamentos tóxicos e castradores? Olhando de fora, as perguntas perturbam. Fecho os olhos, respiro e me pergunto:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
— Será que você não sabe mesmo, Sarah?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrei-me do quanto, casada, suavizei minha personalidade e natureza de fogo sagitariano. Nos momentos de conflito, ao invés de dizer um merecido: “Vai à merda!” invertia a culpa dizendo: “Meu amor, não foi isso o que quis dizer”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por trás da escolha de me anular, um sentimento – o medo. De estar sem ele? Não. De não saber quem eu seria sem aquela relação.

O quanto ainda vamos renunciar e nos aprisionar para não estarmos sozinhas? Quando nos preenchemos de amor e respeito por nós mesmas, não aceitamos alguém nos oferecendo menos do que isso.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se aceitamos, precisamos nos olhar com honestidade e perguntar: “Como eu posso fazer para me amar mais e viver relações, não que me completem, pois sou completa; relações que se somem?”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É alto o preço do distanciamento da própria essência para se ter alguém. A maior relação de nossas vidas é a nossa conosco mesmas. Do primeiro ao último dia de nossa existência, só nós estaremos todo tempo ao nosso lado. É bom que seja prazeroso.


*@sarahnascimento.evolucao é uma das fundadoras do Vida de Adulto. Atualmente participa como colaboradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *