Um passo de cada vez, com ou sem pandemia

Imagem ilustrativa do texto sobre passos, Um passo de cada vez, com ou sem pandemia, escrito por  Letícia Nobre
Foto: Freepik

*Letícia Nobre

Gosto da sensação de evolução. Gosto de me sentir aprendendo, sendo melhor a cada dia. O momento de pandemia me paralisou, me sufocou e comecei a questionar o que fazer para sair do lodo.

Demorei uns 15 dias para identificar o que estava acontecendo comigo e assumir a minha parcela de responsabilidade. Estava dormindo tarde, acordando tarde, sem ver os dias passarem, perdendo a noção até do dia da semana.

Minha rotina é até bem pacata. Trabalho em home office há oito anos, então me manter em isolamento social é fichinha. Acontece que meus planos de sair da gaiola estavam redondinhos quando a pandemia começou e precisei recuar. Foi um baque, uma porrada.

Só agora, passados quase 90 dias e depois de algumas tentativas inconsistentes é que consegui estruturar um plano mais interessante e sensato. Estou chamando de Desafio Um Passo Por Dia.

Escolhi três hábitos/atividades que vou fazer para dar os primeiros passos:

regular meu sono (acordando 7h e indo dormir até 1h), fazer as atividades propostas do livro O Caminho do Artista (são 12 semanas e eu comecei no dia primeiro de junho e beber pelo menos 2,5 litros de água por dia.

A proposta é assumir pequenos compromissos que estejam alinhados com hábitos que deseja melhorar ou mudar. Nada muito elaborado. Cientistas dizem que precisamos de 21 a 66 dias para estabelecer um novo hábito, a depender da complexidade percebida individualmente. No meu caso, regular o sono é difícil; fazer as atividades do livro, médio, e beber mais água, fácil. Quero manter o equilíbrio entre as propostas.

A princípio, vou manter o desafio por 100 dias, então vai acabar só em setembro.

À medida em que os primeiros passos forem superados, vou acrescentar outros, partindo de uma lista que criei e adequando ao meu momento. Você também pode criar o seu próprio desafio. Se entrar nessa onda, publique nas redes sociais com # desafioumpassopordia para eu replicar. Vamos juntos nessa?


*@lenobre é aprendedora, jornalista e coach de produtividade pessoal. Escreve suas percepções no Instagram @impressoesdomeumundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *