Manifesto da Madrasta

*Iris Yazbek

Há muito tempo quero escrever sobre essa experiência e essa foto me inspirou (calma, na taça dos meninos tem suco de uva, rs). As meninas dormiram e nós quatro jantamos juntos, brindamos e lembramos de como era quando éramos quatro. Amo demais minhas filhas e sempre sonhei com a experiência da gravidez e do parto, mas o fato é: sou mãe antes delas.

Meus enteados têm a mãe deles, nunca quis substituí-la, mas como sempre dizemos em casa: o amor não precisa ser dividido, e sim multiplicado. E assim seguimos desde quando eram bem pequeninos, muito amor e uma relação construída de família e cumplicidade, fortalecida ainda mais com a chegada das irmãs.

Já sentia a maternidade antes de engravidar mas, na maioria das vezes, não se considera a maternagem de uma madrasta. Hoje venho aqui escrever esse manifesto, pra dizer que mãe é um estado de amor, e sim, madrasta merece parabéns no dia das mães.

Quando engravidei pela primeira vez, fui contar para os meninos que chegaria um irmão ou uma irmã:

Vai sair da minha barriga um bebê que terá uma ligação eterna com vocês e comigo. Nós três estamos ligados pra sempre, independente da minha relação com o pai de vocês, e isso é maravilhoso!

E assim foi construída a chegada da Diadorim, com o legado de ser o símbolo da união. Ela entendeu isso muito bem e encantou os irmãos logo de cara, foi amor à primeira vista. Cora e Pilar chegaram mais tarde e se integraram facilmente a esse bolo de amor.

Amo ser madrasta, amo ser mãe, amo viver essas duas experiências e entender o quanto essa diversidade é maravilhosa para as crianças, que amor não é um título, amor é experiência vivida e conquistada no dia a dia. Meus enteados amam a mãe deles e sabem que podem contar comigo, isso não é um problema, muito menos uma competição, amor não precisa ganhar, só precisa ser.

Caetano e Theo são os primeiros netos dos meus pais, isso é dito e homologado, para que todos saibam e respeitem. Amor não é sangue, amor é construção, amor é tempo, amor é.

Em tempos tão sombrios, de desrespeito e preconceito, vamos enaltecer o amor e a diversidade. Um viva ao amor e aos múltiplos tipos de famílias! Um viva às madrastas!


*@irisyazbek – atriz, empresária, professora de yoga e mãe de muitos. (Nascida no Rio de Janeiro, formada pela PUC-SP em Comunicação e Artes do Corpo). Trabalha como atriz e produtora desde 2000 na cidade de São Paulo. Com a chegada dos enteados e filhos criou a empresa Meu Primeiro Alecrim de alimentação saudável e alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *