Do lado de dentro

Mara Souza no blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Mara Souza

Dia desses li uma frase que muito me fez pensar: “Tem um vírus lá fora trazendo a gente de volta para dentro”. Voltamos para casa. Mais que isso: voltamos para nós, para nossa adorável e igualmente desafiadora companhia. Talvez tenha sido por isso que, nessa semana, tenha me deparado comigo mesma de formas tão variadas.

O primeiro “tête-à-tête” foi com meus medos: medo de que minhas inseguranças fossem maiores do que minha coragem; medo de que minhas fragilidades e imperfeições fossem maiores do que minhas lindezas; medo de que meus vazios fossem maiores do que toda a plenitude que tenho na vida.

Foi então que me lembrei de Carl Sagan e seus ensinamentos sobre o “pálido ponto azul”. A lição diz respeito à necessidade de reconsiderar nossa maneira de olhar e sentir a vida, afinal, somos nós que atribuímos valor, nós que escolhemos o foco, nós que escolhemos o peso e a importância de cada coisa, pessoa ou situação. Nós que escolhemos a nossa própria perspectiva.

Relembrando Drummond, concluí satisfeita que “o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”

Assim, me orgulhei ao perceber que, apesar dos meus medos, continuo escolhendo a leveza, escolhendo viver uma vida que de fato tenha significado. E celebrei a coragem: coragem para assumir o que quero e também para abrir mão do que não me cabe mais; coragem para aprender e desaprender; para evoluir; para aceitar e mudar diante do novo.

Reafirmei, mais uma vez, que a vida não é fácil, mas é linda e gostosa por demais. Que o lance é aprender a lidar com “as dores e as delícias de ser o que é”. Salve Caetano!

Assim, cá estou eu, dentro de casa, dentro de mim, como poucas vezes estive, lidando com meus medos, minhas dores, mas, acima de tudo, alimentando minha coragem, ressignificando meu olhar, lapidando minha perspectiva e buscando SER e VIVER cada vez melhor. Porque essa melhora, essa evolução enquanto espécie, enquanto humanos grita a sua urgência, a sua necessidade. Que não me falte fôlego. Que não nos falte.


*@maradesouzaoficial é palestrante, escritora e metida a blogueirinha! Uma mulher que já ganhou cartão Platinum por tantas vezes que foi ao FUNDO DO POÇO, mas ressignificou sua vida e hoje se dedica a INSPIRAR outras mulheres!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *