Um olhar de cabeça pra baixo

Lucianne Moreira no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Lucianne Moreira

Diante de tudo que estamos vivendo, fica difícil de acreditar. Mas tudo passa… É uma lei natural da vida. Eu me pego perguntando:

— Quando tudo vai voltar ao normal?

Quando vou poder andar na rua sem máscara e sem medo de voltar pra casa doente? De contaminar minha mãe, que é idosa? Quando vou poder ver novamente minha filha que está em outro país? Quando vou ter novamente a liberdade de escolher ficar em casa ou sair?

— Quando???

Fico rezando pra que uma vacina chegue logo! Tenho procurado me adaptar da melhor forma ao que está acontecendo. Mesmo porque não tenho outra opção. E estou numa situação privilegiada diante de tanta gente que está passando por sérios problemas financeiros e psicológicos.

Mas se tem uma coisa que aprendi é que “dor não se compara”. Então me dou o direito de desabar de vez em quando. Mesmo estando numa situação privilegiada.

Como agora: 4:27 h da madrugada e eu escrevendo. Porque escrever me acalma, organiza meus pensamentos. Estou sem conseguir dormir depois que acordei com minha mãe assustada e desorientada. Ela está com 85 anos, com a cabecinha fraca. Princípio de Alzheimer? Bem provável. Já recebemos esse diagnóstico.

Ela está sendo tratada, mas a minha negação teima em aparecer. Consegui acalmá-la e ela adormeceu novamente. Tenho que aprender a viver um dia após o outro. Essa doença me apavora! E se eu pensar demais no amanhã, posso cair novamente no quadro grave de ansiedade.

Porque esse amanhã é uma incógnita. Preciso cuidar dela e de mim também. A pandemia piorou a situação. Pessoas idosas trancadas dentro de casa tendem a ficar deprimidas.

O que fazer? Não entregar os pontos! Ter fé e procurar entender o porquê de tudo isso. Porque tudo tem um porquê.

Entender que pode demorar, mas essa situação vai passar sim! Vai passar pra mim e pra você. Pra todos nós. Então vamos aguentar firmes. Descobrindo novas formas de viver essa rotina que está de cabeça pra baixo. Acho que é isso mesmo que ela está pedindo: um novo olhar sobre o mundo. Um olhar de cabeça pra baixo. 🙃


* @lucianne_lu do @conversandodecasa é ex-engenheira química por formação, ex-analista de sistemas por profissão, contadora de histórias e escritora por paixão. Eterna aprendiz, já fiz de tudo um pouco! O melhor: ser a mãe da Dani e da Fe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *