Ficar em casa me despertou para a sustentabilidade

Tatiane Gomes no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Tatiane Gomes

Na época da faculdade, eu realizei uma visita técnica mum aterro sanitário em Goiânia, local onde todos os resíduos sólidos da cidade são depositados para tratamento. Lembro que fiquei chocada com a quantidade diária de lixo que era colocado lá. Os anos se passaram e parece que algo ficou adormecido dentro de mim, talvez pelo consumismo e praticidade de usar diversos itens descartáveis no dia a dia.

No entanto, ficando mais tempo em casa, no período de isolamento social, percebi a quantidade de lixo que eu estava gerando sozinha em um dia. Seja por um simples pedido de comida por aplicativo ou por embalagens das compras de mercado. E o que isso me despertou? Que eu posso agir e mudar a forma de lidar com o lixo começando pela minha casa.

Comecei a estudar e procurar mais informações sobre consumo consciente e sustentabilidade para aplicar na minha vida.

Atitudes como perceber a quantidade de lixo que é gerado diariamente, se pode ser evitado ou se é reciclável. Procurar locais de coleta de resíduos para reciclagem perto de casa.

Prestar mais atenção, de forma consciente, nas embalagens compradas no mercado, buscando as que podem ser reutilizadas ou recicladas. Evitar ao máximo o uso de sacolas e sacos plásticos. Sair com um saquinho sempre que for correr ou fazer caminhada na rua e na volta pra casa recolher o lixo que for possível, como sacolas, garrafas de plásticos, embalagens e depois depositá-lo numa lixeira.

Todas essas atitudes estão me ajudando a compreender a minha responsabilidade em manter um meio ambiente mais sustentável, tanto na minha casa como na sociedade em que vivo. Claro que existem outras ações que podem e devem ser feitas por todos nós, mas acho que perceber que cada um pode atuar e melhorar o nosso ambiente com pequenas atitudes, já é um grande passo.

Que tal hoje você avaliar o lixo que gerou no dia e pensar o que pode fazer para evitá-lo ou diminuí-lo?


*@tatianergomes, engenheira, geminiana, aventureira, curiosa. Adora viajar e conhecer coisas novas. Sempre gostou de planilhas pra tudo e agora está se aventurando pela escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *