Ode à ação

Imagem ilustrativa do texto Ode à ação, de Sarah Nascimento
Foto: Pixabay

*Sarah Nascimento

Um dia, eu e minha irmã Vanessa estávamos no mercado, quando ela encontrou uma amiga que eu vira apenas uma vez, a Dani. Festejaram muito! Especialmente porque era aniversário da Vanessa, que há anos deixou o Brasil e estava aqui de férias.

Eu não sabia, mas, o Divino, como gostamos de dizer, estava me trazendo uma irmã. Dois meses depois, ela me recebe em sua casa, com o fim do meu casamento.

Em outra ocasião, decidi deixar o carro e pegar o metrô. Aproveitei e separei uns livros para doar. Deixei um na estante de leitura da estação de embarque e guardei outro para a estação onde desceria. Entro no trem com o livro na mão. Instantes depois, a mulher sentada à minha frente pede para vê-lo. É sobre meditação.

Ela me conta que também medita e que faz voluntariado na periferia. Trocamos telefones, desço e cada uma segue seu caminho. De lá pra cá, eu e Rose nos tornamos amigas e, há um ano, atuo com as mulheres da comunidade que ela me apresentou.

Em novembro, vendi meu carro para andar só de Uber. Durou um mês.

Um dia, pedi para ele mudar a rota e me deixar em um café, antes do compromisso para o qual eu teria ido diretamente, se estivesse de carro. Mal faço meu pedido e ouço: “Oi, Sarah!”. Era a Polli. Ela acabara de chegar de Goiânia com a mudança e eu, a irmã do seu grande amigo de Goiânia, era a primeira pessoa que ela via.

Nos tempos da faculdade, Taciana era a grande amiga da minha amigona Rô. Apesar disso, nunca fomos amigas. Vinte anos depois, uma dia, eu a convido, por WhatsApp, para um dos meus eventos de coaching. Imediatamente, ela me liga: “Precisamos nos ver!”.

Do encontro, brotou a amizade, que gerou este blog, que gerou outros encontros, como a Hérica, que me apresentou a casa onde moro…

Em meio a essas histórias, um único fator comum – a “pequena” mudança de rotina. Ações que trouxeram o novo, mudando o curso do meu dia e da minha vida.

Não são só as grandes decisões que geram impactos na nossa realidade. A renovação ocorre de modo muito mais simples, pela permissão para que o novo se manifeste. Não se vive algo diferente fazendo tudo igual.


*@sarahnascimento.evolucao é uma das fundadoras do Vida de Adulto. Atualmente participa como colaboradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *