A nossa “tradicional família brasileira”


Foto: Arquivo pessoal

*Danilton Portela

Por muito tempo, ouvi essa expressão, que, particularmente, me tira um pouco do sério. Família tradicional brasileira é formada por pai, mãe e filhos. Mas por quê? Por que isso me incomoda tanto?

Fui criado por mãe solo, eu e meus três irmãos. Fomos criados da mesma forma que as outras famílias da vizinhança, mas com uma grande diferença: não tínhamos uma figura masculina dentro de casa. Todos os vizinhos tinham seus respectivos pais e eu cansei de ver alguns deles chegando em casa depois de um dia inteiro no bar e transformar o dia da família num inferno. Mas eles estavam lá pra manter a boa aparência da família.

O fato de não ter um pai em casa significa que eu não tive uma família? A meu ver, tive e os tenho unidos até hoje.

Cresci, comecei minha vida adulta e, aos 24 anos, ganhei meu maior presente. Sempre tive o sonho de ter uma filha, mas como a vida sempre nos surpreende, ganhei um filho lindo, e como diria Renato Russo, “meu filho vai ter nome de santo. Quero o nome mais bonito!”. Não é nome de santo, mas é de anjo: Gabriel, que de acordo com a lenda, é o enviado de Deus. E foi.

Por circunstâncias da vida, não tive como manter um casamento com a mãe dele, mas tudo bem. Daí veio o pensamento: “E agora? Ser pai solteiro não é fácil”. Conviver com a incerteza de um novo relacionamento, os constantes desentendimentos com a mãe dele. Será que uma outra pessoa vai entender minha situação?

Como sempre, a vida me surpreende. Conheci uma pessoa, também mãe solteira, mãe de um rapaz com cara de um anjo, seis meses de idade e eu não pensei duas vezes. Minha vida precisava estar alinhada com a dela.

O meu, o dela e a nossa “família tradicional brasileira” formada por um pai, uma mãe, um padrasto e uma madrasta! E aos que acham que família é formada por pai, mãe e filhos, eu peço que vocês repensem, existe amor em qualquer tipo de família.

Família com dois pais, ou duas mães, família só com mãe e irmãos, família só com pai, família com avós ou tios… Não importa. O que importa é o amor. O mesmo amor que existe dentro da sua, existe dentro da minha. Não julguem, somente aceitem!

*Danilton Portela é um cara que vive em constante aprendizagem. Digamos que seja “uma metamorfose ambulante” e que ama sonhar e viver a vida.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *