O tempo que resta

Foto: arquivo pessoal

*Enio Vieira

Todo colecionador acumula objetos para ter à mão, a qualquer instante, sem mesmo saber se um dia vai manuseá-los. Se o volume de coisas juntadas chega a níveis além do razoável, tais coisas ganham nomes nada simpáticos como “tralha” ou “quinquilharia”. O dinheiro é o único artefato que ninguém reclama pelo excesso de acumulação.

Ao longo dos anos, colecionei uma série de coisas. Quando criança, a obsessão era o futebol de botão e as figurinhas de jogadores. A coleção foi ficando para trás a cada mudança de cidade, entre 1979 e 1990. Tinha um cesto de vime onde eu guardava os objetos de culto de um esporte que hoje acho primitivo e espetaculoso demais.

Na idade adulta, a fome de juntar foi direcionada para os livros. Antes, com tantas mudanças de casa, tudo precisava caber no cestinho que deveria ter uns 50 cm de altura e uns 40 de diâmetro. Não dava para reunir tanto livro assim e levar de cidade em cidade. Livro é coisa para transportar em caixas – e como pesa essa tralha.

A coleção de discos em vinil (long plays) chegou à marca de 400 unidades. A educação sentimental e musical ficou restrita ao rock de 1985 a 1994. Nada me escapava. Imagina se tivesse MP3 e Spotify na época! Seria uma coleção mais louca do que os bolachões e as fitas cassete. A coleção de vinis está hoje com um amigo colecionador.

Nos últimos tempos, passei a observar as estantes no apartamento. A última contagem deu 3 mil livros. Houve pressão para conter o excesso. Corto na carne e, de vez em quando, levo umas caixas para o sebo. Porém, bateu a sensação de que, do tempo que resta, dificilmente conseguirei ler o mínimo das obras desejadas.

Precisaria de mais 50 anos para cumprir essa tarefa. Gostaria de ler os belos volumes de História da América Latina – mas outro dia vendi a coleção no sebo. A descoberta dos últimos anos é o ebook. Carregar 800 obras numa coisinha, um Kindle, me lembra o cestinho de vime que carregava tudo de bom da vida.

*Enio Vieira, jornalista, espera ter uma coleção adaptada ao tamanho de sua biblioteca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *