A sombra que brilha

Foto: Divulgação

Conhece a história de que atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher? A verdade é que atrás de uma grande pessoa sempre há outra ainda maior porque abre mão dos holofotes e se sente plena ao ver o sucesso ou a felicidade do outro que apoia. Os fatos não mentem e confirmei isso, mais uma vez, lendo o livro “Livre para voar”, de Louise Carpenter, que conta a história de Ziauddin Yousafzai, pai de Malala Yousafzai.

A adolescente do Paquistão tem uma história inspiradora. Aos 11 anos, começou a escrever um blog para a BBC onde contava a rotina na cidade onde morava. Suas ideias despertaram a ira do grupo radical Talibã, que a ameaçou de morte.

Aos 15 anos, Malala foi baleada com três tiros, um na cabeça, dentro de um ônibus escolar. Contra todos os prognósticos, ela sobreviveu e, aos 17 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua “luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”. Hoje vive com a família na Inglaterra.

Sempre me perguntei como seus pais teriam reagido à obrigação de largar tudo para trás e ter que recomeçar a vida em outro país por causa da filha. Tive as respostas quando conheci a trajetória de Ziauddin. Descobri que sua vida não mudou por causa de Malala. Ela é o resultado das mudanças que ele próprio buscou e incentivou.

“Pergunte-me não o que fiz, mas o que não fiz. Não cortei suas asas”. Responde Ziauddin quando perguntam o que ele fez para criar a pessoa que inspira multidões.

Graças aos livros, Ziauddin e Malala descobriram que ler/estudar pode ser a salvação. Ajuda a entender o mundo, dá sabedoria para aceitar diferenças e conhecimento para lutar por nossos direitos. Os livros também ajudam a contar histórias de realidades que parecem distantes, mas são muito próximas de nosso dia a dia.

Por isso, minha sugestão é ler. Qualquer tema. Literatura, biografia, história, autoajuda, esoterismo, ficção. Não tenha preconceitos. Leia no papel, Kindle, tablet, celular, computador. Procure um assunto que te dê prazer. Além de diversão, ler e estudar trazem conhecimento e sabedoria. Hoje isso é raro! E você, o que gosta de ler?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *