Tudo são processos


Foto: Arquivo pessoal

*Jenise Carvalho

Tenho uma amiga em São Paulo, 14 anos mais jovem, com a qual já tive a satisfação de trabalhar. Naquela época – 2014 – já percebia o quanto ela era uma menina atenciosa, dedicada e com experiências de vida que poucas pessoas poderiam ter naquela idade. Éramos advogada e estagiária trabalhando juntas.

Tomamos caminhos diferentes. Ela, com toda a sua juventude, ansiedade e vontade de viver uma vida com sentido, sempre me causava admiração, por mais que não soubesse. Tinha planos, metas, vontade de desvendar o mundão que era colocado à sua frente.

Eu tinha me tornado uma profissional com medo e, sem vaidade, acabei saindo do escritório. Tinha medo de não ser alguém competente, de não conseguir alcançar o tão utópico sucesso. Estava paralisada.

No entanto, minha alma inquieta logo me colocou em busca de um novo trabalho, qualquer um que fosse, só não podia ficar parada! Minha irmã, que sempre me apoiou e me inspirou em todas as áreas da vida, não me deixou cair em desânimo.

Consegui um trabalho consideravelmente rápido o qual acreditava que não me desafiaria intelectualmente por muito tempo, mas era um trabalho! Lá fiquei por quatro anos, fui surpreendida e finalmente entendi que tudo na vida são processos.

Tenho plena consciência de que se não tivesse convivido com as pessoas que convivi naquele emprego, que se não tivesse enfrentado aquelas relações pessoais e profissionais tóxicas e, também, convivido com pessoas maravilhosas, não teria me tornado a profissional e a pessoa que sou hoje.

Então volto àquela amiga, que tanto quer da vida, que vive ansiosa por resolver suas questões profissionais e percebo que atualmente, quando conversamos, ela sempre vem com ansiedades decorrentes da carreira, querendo resolver tudo hoje.

E eu digo a ela o que vou dizer agora para vocês: Tenha calma e amor pelos seus processos. É preciso passar por tudo o que está em sua vida agora para chegar aonde almeja e se orgulhar de você, como eu me orgulho de mim.

*Jenise Carvalho é uma advogada brasilense que atualmente está descobrindo seu mundo no Rio de Janeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *