Mas… você vai sozinha????

Foto: Arquivo pessoal

*Roberta Luiza

Eu perdi as contas de quantas vezes respondi isso nos últimos anos, especialmente nos últimos dois meses.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Você vai sozinha?”

Estou na Irlanda estudando inglês e tenho ido muito sozinha. Por duas semanas, dividi a casa com duas moças, uma de 23 e uma de 30 anos. Eu tenho 37.

A todo tempo, a mais nova se espantava com minhas programações. “E você vai sozinha?” Sim. Vou sozinha. Muitas vezes fui sozinha. Em algumas, eu até permaneci só, mas em muitas tive a oportunidade de conhecer pessoas, dividir histórias e não estar mais sozinha. O “sozinha” não pode ser algo tão ruim que te faça ter medo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A jovem de 30 anos, mesmo insegura, se arriscou. Comprou ingresso pra um show e vai sozinha. Mas fez uma enquete no Instagram entre os amigos. “Você já foi em um show sozinho?” Confesso que estou aqui na torcida para que ela vá sozinha. Talvez elas ainda não tenham percebido a grandiosidade do que fizeram, mas elas também vieram sozinhas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Talvez eu tenha me acostumado a “ir sozinha”. Pode até ser um trauma da minha vida. Explico. É que dos 13 aos 23 anos eu nunca “fui sozinha”. Foram dez anos ao lado de alguém que não considerava legal eu “ir sozinha”. Mas achava que daquele jeito estava ótimo.

Um belo dia, descobri que também era bom ir sozinha. E tenho feito isso com muita frequência. Eu fui sozinha visitar estádios de futebol na Inglaterra. Foi super divertido. Fui sozinha ao cinema. Fiz algumas viagens sozinha.
⠀⠀
Eu fui sozinha ao Mercado Central de Belo Horizonte e conheci um casal ótimo. Fui sozinha em um pub e conheci dois estudantes de inglês e uma senhora, que também foi sozinha. Talvez aqui na Irlanda seja bem comum ir sozinho. É que aqui eles não se importam com isso. Estão todos no mesmo clima. Não importa seu sexo ou idade.
⠀⠀⠀
Mas, calma. Não estou aqui dizendo que você deve largar todos e ir sozinho. Companhia é quase sempre ótimo. Dividir momentos também é minha meta de vida. Mas não se prive de viver algo que quer muito porque alguém não pode ir com você. Experimente ir sozinha (o). Vai te fazer um bem danado.

*Roberta Luiza é retrato de liberdade; jornalista, viajante, goiana e tem 37 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *