Por um Fio – Vida e Morte

Foto: Arquivo pessoal

*Sônia Maria de Souza
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A vida é muito boa! Gostaria de ficar por aqui!” Assim, dizia meu doce poeta Rubem Alves! Não temia a morte, mas sentiria em deixar pessoas queridas e as belezas da vida! O tênue fio que separa a Vida da Morte aciona um turbilhão de sentimentos!

Por que morrer, diante de tantos encantos? Enquanto viajo ao enterro de um ente querido, desfilam paisagens entre o céu azul, nuvens em forma de anjos, recepcionando o Ser que voou ao infinito.

A morte vive à espreita. Bem criança ainda, a visita foi ao meu pai. Neste evento, partes de mim esvaeceram, ao ver minha mãe sofrendo, com resignação, frente a tantos desafios e uma penca de filhos a orientar à vida! Sofri junto, a cada passo dela! Mãe, uma Guerreira Vencedora!

Éramos seis irmãos, tornamo-nos cinco. Foi-se outra parte minha! Assim, foram avós, tios, uma querida amiga de trabalho, com a qual dividia mesa laboral. Ela, curtindo praia, é arrebatada por uma superbactéria, que a leva em poucos dias. Viver é uma dádiva e nunca sabemos quando será nosso último pôr do sol!

Difícil falar da partida de uma tia tão Especial! A impotência me dominou, ao chegar, em véspera de Natal e viver sua real despedida. E eu que prometera passar o Natal com ela!

Nosso Natal, juntas, antecipou- se, entre músicas calmas, orações e muito amor! Ela falou- me tudo, por um olhar maternal! Através desse olhar profundo, pedi- lhe que descansasse tranquila!

Dormindo, deu último suspiro, segurando minha mão e de minha amada prima, que não a deixou por um só instante! Tia era pura alegria, Luz, de sorriso fácil! Fora convocada a alegrar o Natal, do outro lado, entre entes queridos!

Assim é a existência! Aprendamos a interpretar sinais que nos vêm! Resta-nos ir deixando o melhor de nós, com cada pessoa, em cada lugar por onde passamos!

Diante do mistério que é a morte, fica o questionamento: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Que sentimentos mais genuínos gostaria de deixar registrados nas lembranças daqueles que ficaram?

*Sônia Maria de Souza, de Brasília, Mãe de Bethânia e Vinícius, por amor e vocação! Ama a natureza, a vida, família, laços verdadeiros de amizade e livros! Professora de Português e, atualmente, cursando Psicologia, com o intuito de se aprofundar na observação, análise, estudo da mente e do comportamento humano. É toda Coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *