Saúde foi ali e volta já

Foto: Arquivo pessoal

*Sâmia Campelo

Sempre desejamos saúde nos aniversários, nos espirros e nos brindes. Pois é, mas apenas quando senti bastante falta dela recentemente, pude entender o que ela significa de verdade, ou pelo menos o que a ausência dela representa.

Caiu uma ficha de que saúde é o básico, é o mínimo pra poder correr atrás da vida, e quando ela não está em dia, nada caminha, nada acontece, a vida para e quase nada é possível. Perdemos o gosto da comida, o prazer dos momentos e a alegria dos encontros. Portanto, a saúde tem que vir em primeiro lugar, antes das realizações, do amor, da felicidade…

Quando perdemos a saúde, começamos (ou voltamos) a valorizar as pequenas coisas. Ainda enfermos, pensamos no que faremos quando estivermos melhores: uma viagem, uma refeição, um encontro, um dia gostoso. Se tem uma coisa boa em perder a saúde é essa: ver o mundo com mais gratidão e alegria.

Acostumamo-nos com a presença das pessoas, com os prazeres que temos, com o trabalho que realizamos, com a vida que levamos. Mas ao perder o básico, o mínimo, acordamos desse “acostuma-mento” e começamos a fazer promessas para quando tudo voltar ao normal. “Eu vou caminhar mais”, “Eu vou encontrar mais fulano”, “Eu vou cuidar melhor de mim”.

E quando isso acontece, a saúde volta, e o mundo pode ser desfrutado novamente, as promessas são esquecidas e retornamos ao automatismo, até a próxima vez em que a saúde resolver se ausentar novamente.

Será que o corpo da gente está querendo nos comunicar alguma coisa? É algo que me pergunto quando a saúde se ausenta de mim. O corpo faz a gente ficar quietinho, sem vontade de nada. Será que é pra gente escutar alguma coisa que está lá dentro da gente?

Eu quero me ouvir atentamente, mas confesso que muitas vezes negligencio essa escuta. Será que a saúde foi dar uma volta para que eu ficasse sozinha comigo mesma e pudesse ter uma “DR” a sós e desatar alguns nós? É… a saúde foi ali e volta já. Amém!

*Sâmia Campelo – Psicóloga e gerontóloga, atua como psicóloga clínica especialista em atendimento de pessoas idosas, e também é servidora pública em Brasília onde coordena um programa de preparação para aposentadoria do órgão onde trabalha. Adora escrever, ato que considera um de seus mais importantes processos de cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *