“Tempo, mano velho”

Foto de um relógio para texto sobre o tempo

*Lucianne Moreira

Tempo, tempo, tempo mano velho
Vai, vai, vai, vai, vai, vai”
_ Música ‘Sobre o tempo’ de Pato Fu

A gente nasce sem noção que existe o tempo. Que existem horas que passam, minutos que voam. A gente nasce sem noção que existe um fim para tudo que ainda vamos viver. Como é boa essa falta de noção. Quanta leveza e felicidade em nos sentirmos livres do peso das responsabilidades e das escolhas.
Só que um dia, a gente come da maçã do bem e do mal e somos expulsos do paraíso.

É quando o cronômetro começa a correr para todos.

Como viver daqui para frente, vai fazer a grande diferença quando ‘o mano velho’ resolver nos derrubar no final. Isso não é nada triste. Não precisa se assustar! Simplesmente passamos a perceber que é assim pra todo mundo.
Isso é a vida! Recebemos esse presente, e precisamos descobrir o que fazer com ele.

Ao nosso lado, o tempo! Sempre nos lembrando com o seu tique-taque que precisamos encontrar o nosso ritmo. Tentamos e experimentamos vários. E em cada passo do ritmo que damos ao tempo, vamos aprendendo sobre nós mesmos. Sobre o que é a felicidade e como a procuramos.

Com o tempo, a gente também aprende que a mudança é uma constante, mesmo quando não queremos.

Fatos chegam e muitas vezes não temos como dizer “eu não quero isso”. Apenas recebemos e decidimos como lidar com cada um deles. A melhor parte é que podemos mudar de opinião e fazer quantos recomeços quanto forem necessários.

Esse tipo de atitude, talvez mesmo só com a ajuda do ‘mano velho’. Então voltamos a sentir a leveza de quando nascemos. Descobrimos que podemos ser autênticos! Dizer não quando for preciso. Dizer sim e abraçar o mundo que desejamos. Deixar de correr atrás de quem não tem tempo para a gente, pois o nosso tempo também é muito precioso.

Aprendemos a priorizar. A querer qualidade e não quantidade.

Aprendemos a aceitar nossos erros e imperfeições. Ouvimos mais nossos corações do que as opiniões alheias. Cada um vai descobrir tudo isso no seu tempo.Desejo a você que perceba a importância desse incansável professor o mais cedo possível!

E assim saiba colocar muita mais vida em cada um dos seus dias.


*@lucianne_lu do @conversandodecasa é ex-engenheira química por formação, ex-analista de sistemas por profissão, contadora de histórias e escritora por paixão. Eterna aprendiz, já fiz de tudo um pouco! O melhor: ser a mãe da Dani e da Fe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *