Só se for sorrindo

Foto: Arquivo pessoal

*Larissa Neves

Ainda criança, mas já sonhando em salvar o mundo, resolvi que trabalharia na área da saúde e faria o melhor pelas pessoas. Cresci e, na odontologia, aprendi que, se a boca está mal, a saúde do corpo todo sofre. E descobri muito sofrimento causado pela falta de saúde bucal.Conheci pessoas com vergonha de sorrir. Como ser feliz com um sorriso preso?

E foi ao ver a fila de pessoas em busca de atendimento, que dobrava o quarteirão da faculdade, que comprei definitivamente a briga.

Ainda em formação, aprendi que o dentista é um dos profissionais mais expostos à contaminação, apesar da máscara, óculos, luva e jaleco… A proximidade com a boca faz com que a odontologia seja a profissão mais insalubre do mundo, conforme classificação do Business Insider.

E aí veio a pandemia. Tive medo.

Tenho pacientes, secretária, filhos, pais… e responsabilidade por todos. Quantos eu exporia a um risco ainda desconhecido? Vi-me colocada à prova, desafiada pelo vírus.

Parei. Pacientes ligavam. Pensei. Comecei a estudar o ciclo do vírus e prevenção, buscando informações de uma doença ainda desconhecida junto a profissionais de várias formações e localidades, tentando me armar para a guerra contra o invisível.

Aprendi com Cortella a fazer o melhor que posso, com as condições presentes, enquanto não tenho condições de fazer melhor. Busquei EPIs diferentes e comprei-os em valores exorbitantes. Bora. Agora, uso roupa e equipamentos diferentes, específicos para essa situação.Máscara, óculos e jaleco já não são suficientes.

Cuidado para colocar, para tirar, para cumprimentar e tratar o paciente.

Recebo o paciente com álcool em gel e propé, ao invés de um sorriso aberto e um aperto de mão. Na lida, o escudo de acrílico embaça e faz a cabeça doer. Mas sigo. Ressignifico todo o cuidado, para que não faça doer mais a alma já assustada.

É cansativo, dolorido e dá medo. Ao final, é o sorriso do paciente que faz valer a pena e dá a certeza de que aquela criança venceu.


*@dra_larissa_neves é cirurgiã-dentista, com duas especializações, uma pós graduação e mestrando, mas desde antes: mãe de três e apaixonada por seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *