Marias da Penha: fotografia para resgatar a autoestima

*Ísis Dantas

Em meados de 2019, assisti a um programa de entrevistas que tinha como tema a violência contra a mulher.  Eu, que já havia sido vitimada, fiquei mexida com aqueles relatos, com as imagens perturbadoras das vítimas desfiguradas. Uma luz se acendeu em mim, precisava fazer algo para ajudar mulheres que como eu já haviam passado por aquilo e a fotografia surgiu como instrumento curador. Sim, curador.

Resolvi criar um projeto fotográfico que buscasse registrar mulheres que haviam rompido o ciclo de violência.

Uma maneira de, através do meu olhar, resgatar a autoestima de mulheres que  sofreram episódios de violência – física, psicológica ou sexual. E assim surgiu o  Projeto Marias da Penha.

Comecei a pedir ajuda de colegas jornalistas para encontrar minhas modelos. E assim, buscando cada mulher, o projeto começava a ganhar corpo, ficar conhecido, mas eu precisava conciliar as fotos, os relatos, com meu trabalho, minhas filhas. Tirei férias no início de 2020 e estava decidida a tocar o projeto assim que voltasse de viagem, mas a pandemia chegou. Parei de fotografar, mas não perdi o contato com as mulheres.

E foi agora, no final de outubro, que assistindo ao aumento do número de casos de violência contra as mulheres resolvi voltar a fotograr. Os ensaios são gratuitos, em ambiente externo, de preferência pontos turísticos da cidade, nada que remeta aos episódios de violência.

A mulher que se interessar precisa morar no Distrito Federal, assinar um termo me autorizando contar sua história e divulgar sua imagem.

É uma forma de ajudar e inspirar outras mulheres a romperem as relações abusivas. Na verdade, ajudo essas mulheres a se curarem e assim vou fechando minhas feridas. Criamos laços, conexões, uma rede de afeto e ajuda mútua vai se formando. São mulheres ajudando e fortalecendo mulheres.

Quero te ajudar a revelar sua melhor versão e a entender que pode existir vida após episódios de violência.

Para saber mais acesse: www.mariasdapenha.com


*@isisdantasjornalista é jornalista, fotógrafa e idealizadora do @mariasdapenha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *