As flores de lótus que nascem em um coração

Katarine Carvalho no Blog Vida de Adulto
Foto: Arquivo pessoal

*Katarine Carvalho

Encanto-me com a simbologia da flor de lótus, essa flor de raríssima beleza que nasce de águas lamacentas, escuras e paradas. Para cada dor minha, ofereço uma dadivosa flor de lótus.

Penso agora nas situações que afetam a profundidade da saúde da alma. É difícil retornar ao mundo depois de um trauma.

Shakespeare escreveu, sábia e lindamente: “Não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, o mundo não para, para que você o conserte”.

Quando li essa frase, eu tinha 15 anos e achava um trecho poético e marcante. E marcou tanto que nunca mais me esqueci dessas palavras. Hoje, um ano antes de eu completar 30, leio a mesma frase e relembro de todas as vezes que precisei seguir, mesmo com o coração assustado e desintegrado…

Recordo-me de estar me segurando para não chorar diante da notícia de uma demissão dolorosa, engoli um choro amargo, desci a rua rapidamente. O mundo parecia um lugar obscuro, peguei o trem lotado, cheguei em casa envergonhada e triste, minha filha pequena percebeu a melancolia, sentou-se ao meu lado e me abraçou. Aos poucos, os girassóis de minha alma levantaram-se e passaram a olhar novamente para o Sol… De tanto nadar nas águas escuras, criei raízes submersas e virei flor…

Tenho refletido sobre este imenso esforço de reencontrar-me em meio à lama e ao caos; de nadar contra as forças desanimadoras para resgatar o brilho puro no olhar, o encantamento e a vontade de sonhar e lutar amorosamente pelos sonhos…

Assim como a flor de lótus, quero estar sempre renascendo, mesmo que as situações e os ambientes nem sempre sejam favoráveis.

E por mais que meu coração ainda esteja se recuperando dos sustos de ver alguns sonhos se quebrarem, que eu me permita ser leve, de riso fácil e devota dos gestos de gentileza.

Quando converso com uma pessoa, pergunto-me internamente: “Quantas vezes essa pessoa já precisou renascer?” Talvez centenas de vezes… É tão bonito pensar que em uma única vida habitam inúmeros renascimentos e que há luminosas flores de lótus a flutuar pelos rios internos e secretos de cada coração.


*@katarinecarvalhoescritora mora em São Paulo, é estudante de Letras, Pedagoga, Arteterapeuta. Tem uma filha chamada Luna, de 4 anos. Por meio da escrita, ela encontrou um refúgio amoroso e um profundo bálsamo de cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *