Fernandinha Meireles, a bailarina de Cecília Meireles

  • Fernandinha Meireles é neta da poetinha Cecília Meireles
  • Fernandinha Meireles com a mãe e a avó
  • Cecília Meireles

*Fernandinha Meireles

A Bailarina e Ou isto ou aquilo,
de Cecília Meireles,
foram poemas que ela, poeta, com seu amor,
me descreveu e me apresentou ao mundo.

Sou Fernanda Correia Dias, neta da poeta Cecília Meireles e do artista plástico Fernando Correia Dias.

Meu avô faleceu quando a minha mãe ainda era criança, mas tive a alegria de conviver com a minha avó até os meus 8 anos de idade. Sou sua primeira neta mulher e fui batizada por ela com o nome do meu avô.

Em 2021 comemora-se os 120 anos do nascimento da minha avó. Desenhei uma exposição comemorativa que acontecerá em um lindo local: o meio digital! “A Inúmera que circula no espaço” – referência ao poema Compromisso – irá ao encontro de todos os seus leitores que espontaneamente quiserem saudá-la em seus diversos idiomas e em múltiplas homenagens, na merecida comemoração de seu aniversário. Assim nasceu o insta @FernandinhaMeireles.

Trago minha emoção, relatos pessoais, versos de poemas, indicações de textos e livros, além de estar preparando uma live mensal para conversarmos sobre as obras e abrir espaço para o tão necessário momento de troca de perguntas e respostas.

O meu objetivo maior é expor às pessoas a inestimável contribuição cultural produzida por minha avó ao longo da sua trajetória. Sejam suas reflexões filosóficas, sejam suas orientações pedagógicas. Cecília tem questionamentos e respostas imprescindíveis para questões atuais.

Ensina a ver alegria na solidão, renascimentos e, principalmente, a convivermos com nós mesmos. Ensina a nos habitarmos com felicidade. Algo que podemos todos aprender. É companhia para todas as horas. Todas. Abra, leia e sentirá a presença da irmã que você ganhou.

Eu acredito na educação como a construção mais fundamental da humanidade. Foi ela que me ensinou essa importância. Difundir esse ideal é mais do que uma missão, para mim é um dever.

Será um prazer estar em sua companhia. Venha, siga, e participe! Estaremos sempre juntos em @FernandinhaMeireles.


*@fernandinhameireles é Fernanda Correia Dias. Carioca, designer e estilista, sou neta da poeta brasileira Cecília Meireles, convivi com ela até os 8 anos de idade e sei que escreveu dois poemas para mim, porque ela me disse pessoalmente. Conheço e cuidei de sua obra por toda a minha vida e sinto a inabalável missão de propagar a excelência de Cecília Meireles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *