Para a mãe profissional de saúde

Mariana Massoud escreve o texto "Para a mãe profissional da saúde
Foto: Arquivo pessoal

*Mariana Massoud

Hoje quero falar com você. Você mesma, que ainda não teve tempo de se refazer do que viveu ano passado. Você que tem que administrar uma casa com crianças que estão cansadas e  chateadas por estarem presas em um cubículo.
  
Você que interage com os filhos por uma tela enquanto está no plantão de 12h, geralmente com a ligação sendo interrompida por alguém te chamando para uma intercorrência. Você que já pensou em abandonar o trabalho que tanto ama, pois ele claramente põe você em risco, expõe seus filhos e te afasta dos outros integrantes da família, especialmente dos seus pais.  

Você que chega em casa na ponta dos pés, tira a roupa no corredor, sai correndo pro banheiro e já teve que negar um abraço a um filho, vindo na sua direção com os bracinhos estendidos. Você que se infectou e teve que carregar a culpa e o medo de transmitir o vírus pra alguém da sua família. 

Você que teve que cumprir isolamento longe dos seus filhos. 

Você que mora num país onde as pessoas furam a fila da vacinação e que vacinar todo mundo não é prioridade. Você que está grávida ou é lactante e que foi impedida de tomar vacina, mesmo estando na linha de frente, por não haver comprovação científica sobre os efeitos da imunização nos filhos.
  
Você que também não faz ideia de quando seus filhos serão imunizados.   Você que tem pouca rede de apoio, que tem dormido menos de 5h por dia, que está exausta e que resolveu mandar os filhos pra escola. Você que foi julgada, por pessoas que não têm a mesma realidade que você, ao ter tomado essa decisão. 

Você que se depara com crianças apresentando quadros graves de Síndrome Respiratória Aguda. Aquelas crianças que têm a mesma idade do seu filho. Eu sei. Por aqui também está difícil.  

A gente toma mais café do que gostaria, come mais açúcar do que podia, dorme menos do que deveria e não tem certeza alguma de quando isso tudo vai passar.  

Se tiver difícil aí também, respira fundo. Só me promete que não vai esquecer de que você também precisa de carinho e cuidado? Amanhã há de ser outro dia.


*@marimassoud é psicóloga hospitalar no Hospital Universitário João de Barros Barreto, localizado em Belém, no Pará. Atua na linha de frente no combate ao Coronavírus, atendendo pacientes e familiares vítimas da COVID-19. Possui uma página no Instagram que fala sobre Maternidade, psicologia e criação de filhos  @supermae_da_vida_real.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *