Calores e dissabores da menopausa
Pior que as ondas de calor
-que são terríveis!-
São as ondas interiores
De impaciência, desânimo
Desapontamento, descrença…
A sensação cruel
De já não se saber
Não se conhecer
Não se gostar como está…
Mas nada disso aparece…!
Não há exames que apontem
Não há termômetro que avalie
Nem Raio X que revele…!
Quem já passou, compreende
Quem está passando, solidariza-se
Mas ainda assim
Ainda assim
Dói à beça
Solitariamente…!!
Com esse poema, abro meu livro “50 Faces da Menopausa “ – e meu coração todinho! – a quem me lê. Aqui também! Estou prestes a completar 60 anos e espalho sementes de bem-viver-a-maturidade.
Vivi toda minha vida saboreando intensamente cada fase. Quando chegou o climatério, não foi diferente. Porém, o sabor que predominava inicialmente era amargo e azedo. Amargo pois me trazia a terrível sensação de não-reconhecimento-de-quem-sou. Azedo porque é raríssimo encontrar quem fale sobre assunto, especialmente quem encare com alegria e “bons olhos” essa etapa da vida: senti-me tão só.
Comecei então a tatear e ir abrindo caminho! Fui aprendendo a me conhecer a cada hoje, me aceitar e abraçar, como também fui ouvindo, aceitando e abraçando a tantas outras mulheres que atravessam essa ponte – Sim! Ponte! Não é o fim da estrada!
Coloco em versos os sentires, as descobertas, os desabafos, as aprendizagens. Liberta dos pré-conceitos e livre das formas impostas culturalmente, vou descortinando um horizonte de possibilidades e de novidades, de vida e amor – e de sororidade! Termino o mesmo livro – e essa partilha- com um poema que fala sobre isso:
Brotando!
Estou brotando!
E por isso, num estado
Entre atividade máxima
E vazio fértil.
Mas é bom!
Colocar brotos…
Que milagre lindo
Feito a mil mãos
Fruto de mil e quatro dias
E um milhão e meio de sabores.
Estou brotando!
Posso sentir
Embora não veja ainda.
Mas está vindo!
Do buraco em mim
Vem vindo vida
Nova, vibrante
Desafiadora.
Do buraco em mim…
Quem diria!
Estou brotando!
Me aguardem!!
Te convido a brotar comigo, até que se levante uma riquíssima floresta de mulheres maduras, plenas e cheias de vida!!
*@mtpoetisa é autora de diversos livros, entre eles, “50 tons da menopausa “. Fez parte de projeto do Sesc- Campinas, tem programa de rádio e participação em mídias sociais, coletâneas e saraus. Recebeu prêmios, faz parte da ALG, da AMCL, da Trupe da Escrita, Portal do Poeta Brasileiro e Mulherio das Letras, e publica o podcast “Poesia de coração a coração”. Facebook: 50 Tons da Menopausa.