Três coisas que todo escritor deveria saber antes de escrever um livro

Três coisas que todo escritor deveria saber antes de escrever um livro
Foto: Arquivo pessoal

*Laís Loffredo

1- Você vai gastar mais tempo com marketing do que escrevendo

A não ser que você já tenha contrato com uma megaeditora, prepare-se para fazer seu próprio marketing. Logo após o lançamento, as vendas serão ótimas porque todos que gostam de você vão querer dar aquela força. Depois da terceira ou quarta semana, se não fizer mais nenhuma divulgação, seu livro só ressuscita com desfibrilador. Sofro um pouco com isso, pois tenho uma personalidade mais reservada e prefiro ficar longe da exposição. Por isso tento escolher ações que me promovam sem entrar em conflito com minha natureza. É um desgaste, mas com o tempo, vai se achando um caminho.

2- Você vai receber avaliações ruins (até de quem não leu)

Nem todo mundo gosta do mesmo tipo de leitura. Basta buscar avaliações das suas obras favoritas e você verá que muita gente detestou o livro que você mais ama. Além disso, por mais absurdo que pareça, é comum as pessoas avaliarem sem sequer ler uma página, ou depois de ler apenas a amostra do Kindle. De qualquer forma, o que quero dizer é que receber elogios é maravilhoso, mas não é para isso que você escreve. Você escreve porque adora contar histórias, então continue contando histórias.

3- Vai ser uma luta

Você vai se cansar de trabalhar sem parar por muito pouco retorno. Vai sentir falta de passar mais tempo com a família, de ter uma casa limpa, armários de mantimentos abastecidos. Vai olhar para o dinheiro e o tempo gasto no seu sonho e questionar se realmente vale a pena. Alguém acaba de postar uma resenha maldosa e você diz: “Já chega! Eu desisto!” Então você sai de casa para caminhar na rua e se acalmar (e chorar um pouquinho). Na sacada de uma casa, uma moça com ar sonhador parece suspirar. Você acompanha o olhar dela em direção à calçada, onde um rapaz passeia com o cachorro. Sua mente já começa a divagar… E se eles se encontrarem na padaria amanhã? Será que ela terá coragem de falar com ele?


*@laisloffredo é escritora, formada em Letras e pós-graduada em Tradução pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu diversas atividades, do magistério à revisão e à tradução até passar a se dedicar à literatura. Publicou “Win” e “De lá pra cá”, ambos pela editora O Grifo.
http://laisloffredo.azurewebsites.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *