O peixe por debaixo do pelo

Serra do Cipó
Foto: Arquivo pessoal

*Watson Braga

Pela primeira vez, estive em água corrente sem a companhia de Nina. Confesso que a água estava mais para andante e que nem com todos os afluentes o tal curso teria chance como o mais minguado aspirante a Nilo. Mas, se todo e qualquer mérito não for devidamente louvado, nunca seremos mais que nau à deriva no mar da evolução.

Bela oportunidade que tive para apor mais um carimbo bucólico no passaporte de minha vida (não consegui fazer o Marcelo cortar essa última frase… Desconfio de que ele anda meio saudosista dos tempos de escola. De repente, acordou cismado com o Bucolismo. Como nunca entendeu nada de Literatura, menos ainda de poesia, o arremedo que me restou foi esse Frankenstein aí. Há dilemas na vida em que o bonito é apenas o feio diante do horroroso…).

Nina é minha prima por parte de Joyce. Se você me perguntar qual é a raça dela, responderei que é muita! Aprendeu a nadar sozinha e é a melhor cachorra-rã que conheço. Também é a única de que tenho notícia… mas volto a dizer que, se todo e qualquer mérito…

Desde filhotinha, Nina se aventura nas águas abundantes da Serra do Cipó e vive alardeando, aos quatro ventos, a sorte que tem por viver ali.

Gosto muito dela, mas sempre me irrita o fato de ela pisar em minha desventura ao mesmo tempo em que desdiz artistas do quilate de Renato Russo, César Menotti e Fabiano, com sua velha, presunçosa e gabola frase: “Há a Serra e o resto da Terra!”.

O peixe que me tornei deve tudo à Nina. Mas a noção de que todo bom nadador não vai para a água sem sessão de depilação prévia veio de meu bucólico tutor. Querendo fazer direito – porque fazer bonito nenhum cachorro depilado fará –, entreguei-me à lâmina, já me imaginando com um quê de Thiago Pereira ou um cê de César Cielo!

Acabei nadando o bastante para não fazer água nem feio (apesar das peladas…). Em pensamento, agradeci à prima, pelos ensinamentos salvadores. Mas a ideia que me ficou instantes antes do sono foi o desejo de me mudar para a Serra. Poderíamos empreender em família. Escola de natação para cães! Com o original e sugestivo nome: “Nina e Nemo – encontre o peixe por debaixo do pelo!”.


*Watson (@watsonmbraga)  – o cãotador de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *