Me deixem fracassar em paz

Foto: Fernando Franco

Se você tem um negócio e não está milionário é porque não seguiu os seis passos do sucesso. Você é obrigado a ser próspero e famoso, afinal, empreender e influenciar pessoas é o futuro. Se terminou um relacionamento e está mal é porque é boba e não seguiu os sete passos da felicidade a dois. Quem perdeu foi ele e o baile tem de seguir.

Se você tem rugas, flacidez e não usa 36 é porque não experimentou os oito passos do programa de rejuvenescimento express. A estética avançou muito e só é gordo e velho quem quer. Para tudo há um plano perfeito, com soluções mágicas, e você só será medíocre se não executar as dicas preciosas.

Daí você vai ver a vida de quem promete revolucionar a sua. O empreendedor de palco que te promete fortuna nunca administrou nem o cofrinho dele, quando criança. Quem promete a felicidade no amor está na bad, por causa de um fora, tomando Frontal para dormir. Quem promete a juventude eterna está se sentindo horrível, apesar da sexta plástica feita.

Não estou dizendo que todas as pessoas que vendem aconselhamento em alguma área da vida são charlatãs. Ao contrário, tem muita gente séria e competente por aí. Só que elas não oferecem milagres nem felicidade plena, porque sabem que isso não existe. O que elas fazem é nos ajudar com nossos medos, angústias e falhas, pois não há como escapar deles.

Como bem disse a filósofa Viviane Mosé, não temos de buscar uma sociedade que elimine a dor – porque isso é impossível –, mas que nos fortaleça para lidar com o sofrimento. Que nos permita viver nossos conflitos sem máscaras, respeitando nosso próprio tempo e nossas formas de superação.

Se não fugir da dor nem desejar uma perfeição fake for sinônimo de fracasso, então me deixem fracassar em paz. Me deixem surtar, engordar, envelhecer, sofrer e dever sossegada. Me deixem aprender a cair, para depois voar. Tudo isso faz parte de uma existência real. Não é o fim do mundo. É apenas a vida sendo vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *