Não permita que te enlouqueçam

Foto: Depositphotos

Uma amiga começou a me evitar. Cada tentativa minha de oferecer ajuda era recebida com agressividade ou indiferença. Perdi várias noites de sono pensando no que poderia ter feito para magoá-la. Um dia, ela desabafou: “Não tem a ver com você. Me sinto fraca, confusa, e te acho tão forte e decidida, que isso abala ainda mais minha autoestima.”

Sugeri que fizesse terapia. Ela aceitou e está melhor. No entanto, esse episódio me fez refletir. Temos mania de levar tudo para o lado pessoal e achar que, se o outro nos agride ou não corresponde ao nosso afeto, é porque a culpa é nossa. Só que arrisco dizer que, na maioria dos casos, as patadas que recebemos não têm relação conosco.

Muita gente teve seus sentimentos estraçalhados pela vida. O coração, que era como um vaso de vidro, foi esmigalhado pelas dores e quebrou-se em milhares cacos, pontiagudos e cortantes. Quem se aproxima demais, acaba se ferindo e sangrando. Os desavisados que insistem em recolher os cacos pagam pelo estrago que não fizeram.

Neste caso, podemos estender a mão e apoiar o outro na restauração de seus afetos. Porém, a tarefa de pegar cada caco e transformar as pontas cortantes em bordas que não machucam ninguém é dele. Apenas dele. Por isso, se percebermos que ele não está disposto a cumprir com sua cota de responsabilidade emocional, o melhor é nos afastarmos.Não permita que te enlouqueçam (19 de agosto)

Insistir em ficar perto de alguém que se recusa a crescer e culpa o mundo por seu sofrimento é altamente tóxico. Solidariedade faz sentido para quem quer ser ajudado. Caso contrário, vira martírio. Tive uma ex-chefe que dizia que até para auxiliar alguém temos de ser sábios. Seu lema era: “Não permita que te enlouqueçam”.

Você já deve ter visto aquele meme que diz que o mundo está de cheio de pessoas que fazem terapia para lidar com quem precisa de terapia e não faz. Estamos adoecendo por tentar resolver problemas pelos quais não somos responsáveis. Não é justo. Afinal, como diz outro meme famoso, ostentação de verdade é ter saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *