Uma vida em forma de livro

*Nathália Coelho

A caixa chegou em meados de agosto. Era segunda desesperançada. Abri afoita e lágrimas desceram. Ele e eu nos olhamos por minutos. Depois o abracei. Fechei os olhos e agradeci o sinal divino de permanecer o caminho.

Ele é o meu primeiro livro de poesias A rua esquerda, uma coletânea de 60 textos escritos na última década e postados primeiro no antigo blog. Agora estão impressos. Do meu mundo para o mundo do outro.

Eu guardei os originais por dois anos. Até que em 2018 participei de um concurso de poemas, conheci a Editora Trevo e decidi submeter. Veio o e-mail de aceitação. Seis meses de edição. Uma tiragem pequena. Paga por mim mesma.

Talvez esperei tanto pelo medo de não conseguir, de achar que não tinha nada para falar que já não tenha sido dito ou pela vaidade de querer ser reconhecida por uma editora que me pagasse para escrever. Frivolidade e pequenez de ego. Abraçada ao livro, a besteira se foi.

A rua esquerda é um pedaço do meu eu, que se pôs em palavras para dar conta da vida. Meu sagrado, meu profano. Negligenciar a importância dele é negligenciar o que sou. E a gente faz tanto isso, com tudo na vida, quando quer medir importância das coisas olhando para fora e não para dentro.

Livros podem ser um convite para ver por dentro. Ao ser lido, esse “dentro” do autor – permeado por experiências individuais da sua existência – se comunica com o “dentro” do leitor e daí se dá o encontro do universal que há em nós.

Qual é o universal em nós? Nossa condição tão humana e contraditória, tão imperfeita de tentar viver. Aos leitores que escolherão “A rua esquerda”, aí está meu corpo em palavras, como costuma dizer Eliane Brum. Aí está minha meteorologia poética de perceber as nossas inconstâncias climáticas, nosso breu, mas também a luzinha no fim do túnel do cotidiano. Gratidão!

*Nathália Coelho é jornalista, escritora, professora e doutoranda em Literatura pela UnB. Além da escrita, ama também as plantas! É autora da página @contradigo no Instagram e do Blog A rua esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *