O que é o puerpério?

Foto: Arquivo pessoal

*Bia Albuquerque

Ninguém fala disso. Muita gente não sabe nem o que significa. Já é mais do que senso comum que a gravidez é um momento delicado para as mulheres, por causa dos hormônios, porque tem um bebê dentro da barriga. Mas o pós-parto, na minha opinião, é muito mais intenso. Porque ele acontece de repente, rápido, sem aviso…

Na gestação, você vai se acostumando com as mudanças durante os nove meses. Depois que o bebê nasce, você vira mãe de fato. Aí aparecem tantas dores! Parir dói, seja qual for o parto. Amamentar dói. De verdade. Já amamentei muitas vezes entre lágrimas por causa das feridas, do inchaço.

O corpo dói. Você não dorme, não descansa, seus braços e ombros se estafam por carregar um pequeno ser no colo quase vinte e quatro horas por dia. E quando se tem outros filhos, dói também. Dói o coração por achar que não está dividindo a atenção de forma justa. Dói por achar que aquele bebê que você tanto ama está gerando insegurança em outros dois seres humanos que você ama tanto quanto.

Sem falar do seu corpo. Você olha e não se reconhece nele. Não está mais grávida, mas não é mais a mesma mulher de antes. As pessoas esquecem que, por trás de quem deu a luz, existe uma mulher que tem suas necessidades.

Os hormônios ainda dão o toque final pra que você se sinta mais sensível do que o normal, medrosa, insegura e ao mesmo tempo uma leoa que consegue não dormir e descansar e ainda assim dá conta de tudo a sua volta.

A maternidade é linda! E eu nasci pra isso. Mas tem horas que dói. E essa dor é solitária, mas é, de fato, uma dor que fortalece! E passa…

*Eu sou a Bia. 38 anos. Mãe de 3. Canceriana. Casada pela segunda vez. Jornalista e repórter de TV. Sou intensa em tudo. Quero muito da vida. Coisas (e pessoas) mornas não me interessam. A felicidade é meu destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *