Enxergue além!!

Foto: Arquivo pessoal

*Roberta Luiza

Foi exatamente uma hora entre os dois momentos que a vi, na minha ida e no meu retorno da corrida. Ela se manteve lá por esses 60 minutos como se fosse uma pintura. Não houve qualquer mudança.

O cigarro na mão, o headphone nos ouvidos, o corpo descansando sob uma plataforma de cimento e os olhos fixos para o centro do Rio Liffey, em uma das regiões mais lindas de Dublin.

O que estava passando pela cabeça dela? Qual o motivo daquele momento de reflexão tão longo? A necessidade de tomar uma decisão amorosa? O desejo de pedir demissão? A dúvida? A saudade de casa (qual será a origem dela?)?

Será que estava ouvindo um podcast sobre a língua inglesa ou será que o som que embalava seus pensamentos era, na verdade, uma linda música romântica? Vai ver era um rock pesado para aliviar a alma. Vai ver ela era brasileira ou romena ou mexicana. Eu não sei!

Eu não sei nada sobre essa moça. Eu não consigo ter qualquer certeza sobre a vida dela, mas eu consigo enxergá-la. E isso pode ser sim suficiente. Suficiente para que eu posso imaginar suas dores ou alegrias nesse momento tão íntimo de reflexão. Suficiente para que eu possa me colocar no lugar dela.
Sim!! Poderia ser eu ali. Poderia ser você.

A vida é muito dura com todos nós. Os julgamentos chegam todos os dias, a galope. Então, entenda: é mais fácil sentir a dor do outro e se sensibilizar com as outras pessoas quando nos colocamos no lugar delas. Faz bem pro nosso coração. Faz bem pra humanidade.

Quantas pessoas você já enxergou hoje????

*Roberta Luiza é retrato de liberdade; jornalista, viajante, goiana e tem 37 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *